Victor Fernandes   |   20/09/2017 09:55

Busca das empresas por crédito segue caindo sobre 2016

Segundo a Serasa Experian, a recuperação da economia ainda ocorre de forma gradual e não homogênea, já que em relação ao ano passado, ainda se observou recuo na demanda

A demanda das empresas por crédito cresceu 4,8% em agosto de 2017 em comparação ao mês anterior, avaliou a Serasa Experian. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, no entanto, houve retração de 5%. E, no acumulado de janeiro a agosto de 2017, a demanda das empresas por crédito registra queda de 3,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ou seja: apesar de uma recuperação pontual, a busca das empresas por recursos financeiros ainda está abaixo do ano passado, que já foi um período de crise.

Em agosto deste ano, houve uma alta de 5% na demanda das micro e pequenas empresas por financiamentos. Contudo, nas médias e grandes empresas, o movimento ainda foi que queda: reduções de 0,3% nas médias e de 0,2% nas grandes empresas.

ANÁLISE POR SETOR E REGIÃO
Em agosto de 2017, as empresas do setor industrial aumentaram em 6% a sua procura por recursos no mercado. Nas empresas comerciais a alta foi de 5,5% e, nas empresas do setor de serviços - que incluem as do Turismo -, o avanço foi de 3,8% frente a julho deste ano. Todos os ramos, porém, apresentaram quedas na comparação do acumulado do ano até agosto. Indústria (-6,5%); Comércio (-4,8%) e Serviços (-2,3%) enfrentaram períodos negativos.

Ainda no acumulado dos primeiros oito meses de 2017, a demanda empresarial por crédito recuou em todas as regiões do país: Norte (-4,3%); Centro-Oeste (-5,2%); Nordeste (-5,5%); Sudeste (-2,3%) e Sul (-4,8%).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados