Tap diz a agentes que mudanças não afetam parceria
Realizada desde a quinta-feira (8) e até o próximo domingo (11), a edição 2016 do congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (Apavt) tem como lema "Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade". Segundo o presi
AVEIRO (PORTUGAL) - Realizada desde a quinta-feira (8) e até o próximo domingo (11), a edição 2016 do congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (Apavt) tem como lema "Liberdade de Escolha e Fatores de Competitividade". Segundo o presidente da entidade, Pedro Costa Ferreira, as agências de viagens portuguesas não pedem vantagens em relação a outros canais, apenas "condições igualitárias". " O cliente tem de ter liberdade de escolha e para isso precisamos de condições que não privilegiem um ou mais canais. Tendo isso nos garantimos. ", disse ele.
Durante o jantar da Tap no evento dos agentes portugueses, que ocorreu na noite de sexta-feira, no impressionante e imperdível Aliança Underground Museum, o vice-presidente da Tap, Luiz da Gama Mór, reiterou que a empresa continua parceira dos agentes de viagens portugueses e que está introduzindo tarifas low cost em uma parte de sua frota dentro da Europa e criando novas formas de precificação, como uma resposta aos modelos de negócios que concorrem com a aérea, como as OTAs e as low cost carriers. "Só lançamos isso quando os GDSs também poderiam oferecer essas opções aos agentes, mas temos que reagir a esses novos modelos", explicou.
O CCO da empresa, Trey Urbhan, já havia dito ao Presstur, de Portugal, que as agências de viagens "são uma base importante para nós e assim vai continuar". "A maioria das nossas vendas (cerca de 80% em Portugal e mais em outros mercados, como o Brasil) são feitas por agentes de viagens. Mas como todas as empresas, estamos vendo como podemos ser mais eficientes e isso é um foco que temos que continuar. Para se estar no mercado com os preços mais baixos temos que ter o custo mais baixo. E uma área em que estamos dando muito foco é em como melhorar o nosso produto na web, para criar produtos que o cliente queira vir diretamente a nós. Isso não quer dizer que nós vamos abandonar os agentes de viagens. Não é assim. Queremos desenvolver uma relação direta com o nosso cliente. Isso é um foco que nós vamos continuar. Mas a política de vendas, a política de ter parcerias fortíssimas com os nossos parceiros nas agências de viagens vai continuar com certeza".
NOVO COMERCIAL
O novo vice-presidente de Vendas e Distribuição da Tap, o também brasileiro Riccardo Lo Presti, substitui Luiz da Gama Mór na função e diz que a parceria com as agências vai continuar. "Não sabemos fazer a intermediação. Estamos nos adaptando a um modelo de concorrência. Os agentes não têm com o que se preocupar", disse ao Portal PANROTAS, durante jantar da companhia. O vice-presidente de Marketing e Comunicação, Abilio Martins, já havia dito ao PANROTAS que a Tap está mais agressiva comercialmente, para entrar no jogo de verdade, competindo com as low cost. Mas que as agências continuam sendo um braço importante. "Aumentamos os voos na Europa, mais ligações virão em junho de 2017, e os agentes brasileiros, por exemplo, terão mais destinos para vender, e um produto que já está sendo reformulado". Segundo Luiz Mór, nove aeronaves da família A320 já estarão retrofitados até o fim de dezembro e o ritmo continuará acelerado em 2017, incluindo os A330, que ganharão assentos full flat.
NOVAS FUNÇÕES
Luiz da Gama Mór já está exercendo suas novas funções na Tap. O vice-presidente agora trabalha diretamente com o presidente Fernando Pinto e segundo o Presstur "ele foi designado chief of staff and transformation officer, tendo à sua responsabilidade, entre outras funções, o desenvolvimento de projetos transversais, o mais saliente dos quais atualmente é o Rise, de busca de melhoria de competitividade”.
Colaborou Alex Souza
O Portal PANROTAS viaja a convite da Tap e Apavt, com Proteção GTA