Karina Cedeño   |   26/10/2016 19:26

Mau comportamento em voo faz incidentes crescerem 17%

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelou que incidentes causados por passageiros indisciplinados tem crescido em ritmo acelerado ao redor do mundo. Somente no ano passado as companhias aéreas registraram 10.854 incidentes (uma média de 30 por

Desrespeitar o espaço do outro na aeronave é uma das causas dos incidentes
Desrespeitar o espaço do outro na aeronave é uma das causas dos incidentes

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelou que incidentes causados por passageiros indisciplinados têm crescido em ritmo acelerado ao redor do mundo. Somente no ano passado, as companhias aéreas registraram 10.854 incidentes (uma média de 30 por dia) provocados pelo mau comportamento dos passageiros, número 17% maior em relação a 2014. A maioria dos incidentes, segundo a associação, envolve abuso verbal, desobediência de normas da tripulação e atitudes que interferem no bem-estar de outros passageiros. Apenas 11% envolvem alterações psicológicas ou danos à aeronave.

"Álcool e drogas foram identificados como fatores responsáveis por aproximadamente um quarto dos incidentes, fato que faz com que cada vez mais as companhias aéreas treinem suas tripulações para acalmar confrontos e saber quando parar de servir bebidas alcoólicas aos passageiros”, afirma o porta-voz da Iata em Genebra, Chris Goater. Em muitos incidentes relacionados com o álcool, os passageiros já chegam bêbados de bares no aeroporto ou compram licor no duty-free e levam a bordo.

Os acadêmicos também têm se dedicado ao estudo desse assunto, e uma nova pesquisa, publicada no Social Science Journal no mês passado, revelou que a perda do autocontrole acontece mais com homens, passageiros que não estão acostumados a voar ou pessoas que são mais egocêntricas. Acredita-se também que condutas grosseiras acontecem com mais frequência em voos domésticos, onde as aeronaves ficam mais cheias, os assentos são menores e as comodidades mais raras.

PUNIÇÃO AOS PASSAGEIROS
A Iata está trabalhando para atualizar as leis que definem que companhias aéreas podem exigir a restituição de prejuízos financeiros causados por desvios de rota e outros danos provocados nas aeronaves. Os Estados Unidos, o Canadá e alguns países da Europa já adotam penas judiciais mais duras para o comportamento desregrado de passageiros, que pode resultar até em detenções.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a implantação de penas mais duras tem mostrado resultados interessantes: de 1997 a 2004 foram registrados mais de 200 incidentes de passageiros indisciplinados ao ano, de acordo com a Administração Federal de Aviação do país, enquanto esse ano foram registrados apenas 60 incidentes, com a expectativa de que até o próximo mês de dezembro sejam contabilizados menos de 80.

Um desses incidentes envolveu o passageiro coreano Hyong Tae Pae, de 72 anos, que praticava ioga em um voo de Honolulu a Tóquio e recusou-se a retornar ao assento quando a tripulação pediu. Ele teria se tornado agressivo e teve de ser contido por dois outros passageiros norte-americanos que estavam a bordo. Após o incidente, Pae foi condenado a 13 dias de prisão e teve de pagar R$ 44.235 à United Airlines, companhia que realizava o voo.

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