Cade reavaliará acordo da Latam com British e Iberia
“Complexo”. É assim que a superintendência geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) classifica o acordo de negócio conjunto da Latam Airlines, a British Airways e Iberia, ambas integrantes da International Airlines Group (IAG).
“Complexo”. É assim que a superintendência geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) classifica o acordo de negócio conjunto da Latam Airlines com British Airways e Iberia, integrantes da International Airlines Group (IAG).
Em decisão publicada hoje no Diário Oficial da União, o documento frisa a necessidade de reavaliar a negociação entre as três companhias aéreas e, se necessário, prorrogar a decisão.
Integrantes da aliança Oneworld, as empresas anunciaram em janeiro deste ano uma parceria que também inclui a American Airlines – a americana ficou de fora da avaliação do Cade.
Em nota técnica, o Cade explicita que o joint business agreement (JBA), apesar de não envolver transações de propriedade, mudança de controle transferência de capital ou criação de uma nova empresa, acaba por “extrapolar” os efeitos de um acordo de codeshare, assimilando a uma possível fusão.
Em outras palavras, o acordo proposto entre Latam, British e Iberia prevê até o compartilhamento de receitas. O órgão conclui que poderia ser desenvolvida uma “profunda coordenação e integração entre as operações das empresas envolvidas.”
O JBA expande a malha aérea das empresas envolvidas, oferecendo voos entre Estados Unidos e Canadá e mais seis países sul-americanos – Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai. Caso seja aprovado após revisão, o acordo também irá oferecer tarifas mais competitivas, conectividade e mais escolhas para os clientes, como anunciaram as quatro companhias no início do ano.
A pedido do Portal PANROTAS, a Latam Airlines esclarece que a medida é parte do processo de avaliação por parte do órgão brasileiro. Confira a leitura na íntegra abaixo:
O Grupo Latam Airlines, Iberia e British Airways estão colaborando com o processo desde o princípio e seguirão disponibilizando todas as informações que sejam solicitadas pelas autoridades que se encontram avaliando a proposta de JBA entre as três companhias aéreas.
Em decisão publicada hoje no Diário Oficial da União, o documento frisa a necessidade de reavaliar a negociação entre as três companhias aéreas e, se necessário, prorrogar a decisão.
Integrantes da aliança Oneworld, as empresas anunciaram em janeiro deste ano uma parceria que também inclui a American Airlines – a americana ficou de fora da avaliação do Cade.
Em nota técnica, o Cade explicita que o joint business agreement (JBA), apesar de não envolver transações de propriedade, mudança de controle transferência de capital ou criação de uma nova empresa, acaba por “extrapolar” os efeitos de um acordo de codeshare, assimilando a uma possível fusão.
Em outras palavras, o acordo proposto entre Latam, British e Iberia prevê até o compartilhamento de receitas. O órgão conclui que poderia ser desenvolvida uma “profunda coordenação e integração entre as operações das empresas envolvidas.”
O JBA expande a malha aérea das empresas envolvidas, oferecendo voos entre Estados Unidos e Canadá e mais seis países sul-americanos – Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai. Caso seja aprovado após revisão, o acordo também irá oferecer tarifas mais competitivas, conectividade e mais escolhas para os clientes, como anunciaram as quatro companhias no início do ano.
A pedido do Portal PANROTAS, a Latam Airlines esclarece que a medida é parte do processo de avaliação por parte do órgão brasileiro. Confira a leitura na íntegra abaixo:
O Grupo Latam Airlines, Iberia e British Airways estão colaborando com o processo desde o princípio e seguirão disponibilizando todas as informações que sejam solicitadas pelas autoridades que se encontram avaliando a proposta de JBA entre as três companhias aéreas.