Anac: doméstico retrai pelo 7º mês; internacional sobe
A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 3,1% em fevereiro, se comparada com o mesmo intervalo de 2015. O índice confirma o sétimo mês consecutivo de queda após 22 meses de crescimento. Enquanto isso, a demanda
A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 3,1% em fevereiro, se comparada com o mesmo intervalo de 2015. O índice confirma o sétimo mês consecutivo de queda após 22 meses de crescimento. Enquanto isso, a demanda pelo internacional, também medida em RPK, aumentou pelo 24º mês consecutivo (+5%). Os dados de fevereiro estão sendo divulgados com atraso devido a problemas ocorridos em sistema informatizado da Anac.
DOMÉSTICO
A oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) teve redução de 0,8%, comparada ao mesmo período, e revelou a sexta redução após encerramento da sequência de 12 altas sucessivas do indicador. Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica no intervalo avaliado (+20,3%). Gol, Tam e Azul registram retração de 3,5%, 6,0% e 8,2%, respectivamente. A Gol e a Tam lideraram o mercado doméstico ao longo do mês, com participações (em RPK) de 36,0% e 35,5%, respectivamente.
A Tam constatou queda de 3,0% em sua participação de mercado, já a Gol perdeu 0,4% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 28,5%, o que representou crescimento de 4,5% em relação a fevereiro de 2015.
O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em fevereiro de 2016 atingiu 7,1 milhões (- 3,7%). Trata-se, novamente, do sétimo mês consecutivo de redução. No período de janeiro a fevereiro de 2016, a quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em fevereiro de 2016, com 2,5 milhões, seguida pela Tam, com 2,3 milhões, e pela Azul, com 1,5 milhões.
INTERNACIONAL
Levando em consideração os mesmos períodos, a oferta internacional (em ASK) chegou ao 19º mês consecutivo de crescimento, com alta de 4,4%. Tanto a demanda quanto a oferta internacional foram recorde para o mês de fevereiro nos últimos dez anos, mas com desaceleração em relação às taxas verificadas anteriormente.
Tam, Gol e Azul representaram praticamente a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em fevereiro de 2016, com participações de mercado (em RPK) de 77,6%, 12,6% e 9,7%, respectivamente.
A Tam registrou alta de 6,5% na demanda por transporte aéreo internacional de passageiros em fevereiro de 2016, quando comparada a fevereiro de 2015, enquanto o indicador da Gol registrou queda de 15,1%. A Azul, que iniciou neste mercado em dezembro de 2014, conquistou alta de 30,2%.
DOMÉSTICO
A oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) teve redução de 0,8%, comparada ao mesmo período, e revelou a sexta redução após encerramento da sequência de 12 altas sucessivas do indicador. Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica no intervalo avaliado (+20,3%). Gol, Tam e Azul registram retração de 3,5%, 6,0% e 8,2%, respectivamente. A Gol e a Tam lideraram o mercado doméstico ao longo do mês, com participações (em RPK) de 36,0% e 35,5%, respectivamente.
A Tam constatou queda de 3,0% em sua participação de mercado, já a Gol perdeu 0,4% neste indicador. A participação das demais empresas somadas foi de 28,5%, o que representou crescimento de 4,5% em relação a fevereiro de 2015.
O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em fevereiro de 2016 atingiu 7,1 milhões (- 3,7%). Trata-se, novamente, do sétimo mês consecutivo de redução. No período de janeiro a fevereiro de 2016, a quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 4,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Gol foi a empresa que mais transportou passageiros no mercado doméstico em fevereiro de 2016, com 2,5 milhões, seguida pela Tam, com 2,3 milhões, e pela Azul, com 1,5 milhões.
INTERNACIONAL
Levando em consideração os mesmos períodos, a oferta internacional (em ASK) chegou ao 19º mês consecutivo de crescimento, com alta de 4,4%. Tanto a demanda quanto a oferta internacional foram recorde para o mês de fevereiro nos últimos dez anos, mas com desaceleração em relação às taxas verificadas anteriormente.
Tam, Gol e Azul representaram praticamente a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em fevereiro de 2016, com participações de mercado (em RPK) de 77,6%, 12,6% e 9,7%, respectivamente.
A Tam registrou alta de 6,5% na demanda por transporte aéreo internacional de passageiros em fevereiro de 2016, quando comparada a fevereiro de 2015, enquanto o indicador da Gol registrou queda de 15,1%. A Azul, que iniciou neste mercado em dezembro de 2014, conquistou alta de 30,2%.