“Não existe espaço para tirador de serviço”, diz Kühnast
O diretor comercial da Tam, Klaus Kühnast, seguiu o briefing e levou para a segunda edição do Fórum da Alatur, que acontece, hoje, em São Paulo, uma apresentação com foco voltado mais nas práticas e filosofias de relacionamento corporativo do que necessariamente no produto da companhia.
O diretor comercial da Tam, Klaus Kühnast, seguiu o briefing e levou para a segunda edição do Fórum Alatur, organizado pela agência de viagens corporativas, que acontece, hoje, em São Paulo, uma apresentação com foco mais voltado nas práticas e filosofias de relacionamento corporativo do que necessariamente no produto da companhia. “A tendência é cuidar na nossa saúde e da saúde corporativa”, disse Kühnast, referindo-se também ao tema da palestra anterior ministrada pelo médico Drauzio Varella.
De acordo com o diretor, um dos grande remédios nesse momento para não sofrer com a crise econômica mundial é tornar o planejamento estratégico mais flexível, passível de mudanças. “No Brasil, outro remédio que está dando certo é o do otimismo. Nos seis primeiros meses do ano, de acordo com dados da Anac, as companhias aéreas nacionais transportaram 3,2% a mais de passageiros em relação ao ano passado. Em um ano como este, ter um crescimento assim é muito positivo”, concluiu Kuhnast.
O diretor também revelou alguns dados da Airbus, que ajudam também a pensar positivo. “No primeiro semestre, a Airbus recebeu 140 encomendas de aviões”, disse ele, completando que só a Tam quer aumentar até 2013 cerca de 25% o tamanho da frota.
Kühnast falou ainda do segredo de fazer amigos durante as negociações. “Como diria o comandante Rolim, tem que ter ambição, ética e saber fazer amigos.” Também como cheve do sucesso, Kuhnast destacou a importância de servir e surpreender o cliente. “Hoje, não existe mais espaço para os tiradores de serviço”, concluiu.
De acordo com o diretor, um dos grande remédios nesse momento para não sofrer com a crise econômica mundial é tornar o planejamento estratégico mais flexível, passível de mudanças. “No Brasil, outro remédio que está dando certo é o do otimismo. Nos seis primeiros meses do ano, de acordo com dados da Anac, as companhias aéreas nacionais transportaram 3,2% a mais de passageiros em relação ao ano passado. Em um ano como este, ter um crescimento assim é muito positivo”, concluiu Kuhnast.
O diretor também revelou alguns dados da Airbus, que ajudam também a pensar positivo. “No primeiro semestre, a Airbus recebeu 140 encomendas de aviões”, disse ele, completando que só a Tam quer aumentar até 2013 cerca de 25% o tamanho da frota.
Kühnast falou ainda do segredo de fazer amigos durante as negociações. “Como diria o comandante Rolim, tem que ter ambição, ética e saber fazer amigos.” Também como cheve do sucesso, Kuhnast destacou a importância de servir e surpreender o cliente. “Hoje, não existe mais espaço para os tiradores de serviço”, concluiu.