Janize Colaço   |   14/09/2016 14:04

Clientes de agências viajam mais do que independentes

Clientes de agentes de viagens são mais propensos a viajar várias vezes, passar um tempo maior no destino escolhido e a gastar mais em comparação com os consumidores que fazem a própria reserva. A discussão sobre o assunto ganha cada vez mais destaque.

Clientes de agentes de viagens são mais propensos a viajar mais vezes, passar um tempo maior nos destinos e a gastar mais em comparação com os consumidores que fazem a própria reserva. Ao menos essa é a conduta nos Estados Unidos. As informações são do relatório de tendências de consumo do portal norte-americano Travel Weekly, e a discussão sobre o assunto ganha cada vez mais destaque.

Além de desempenharem um papel fundamental na redução de taxas de cancelamentos, agentes de viagens também são considerados por clientes como uma fonte confiável de informação de inúmeros viajantes. Um estudo da American Society of Travel Agents (Asta) também aponta que a categoria profissional gera economia de tempo e dinheiro a seus clientes.

POR QUÊ?
O público em geral ainda se pergunta a importância dos agentes de viagens, porém os fornecedores já sabem bem a resposta: consumidores que reservam com agentes continuam a se mostrar mais impactantes do que os consumidores que reservam por conta própria.

E isso é um fato percebido devido ao grande impacto sobre o tripé da sustentabilidade (pessoas, planeta e lucro): os clientes de lazer gastaram em média US$ 10.808 por ano, contra US$ 4.745 de viajantes que não procuraram pelos serviços de um agente.

O relatório também descobriu que entre os consumidores pesquisados, a satisfação com o trabalho de um agente de viagens tem melhorado constantemente. De 49% satisfeitos ou extremamente satisfeitos em 2012, quatro anos depois o índice subiu para 66%.

FATOS
O editor-chefe do Travel Weekly, Arnie Weissmann, ainda destaca que "algumas agências foram feitas para trabalhar com os fornecedores, porém, como o foco está sendo colocado sobre canais de vendas diretas, é cada vez mais importante ser capaz de articular a sua proposta de valor e destino aos clientes". Os agentes de viagens, de tal maneira, desempenham um papel fundamental no trato e satisfação de clientes.

  • Em média, os clientes de agências fazem 5,1 viagens ao ano, contra uma média de 2,9 de viajantes independentes. No ano passado, os agentes venderam 1,31 viagem adicional – em 2016 o aumento foi de 2,16%.
  • Também neste ano, as viagens vendidas por agentes foram cerca de 2,25% mais longas que os viajantes independentes. No ano passado, a diferença era de apenas 0,11%.
  • Clientes de agentes gastaram em média US$ 10.808 por ano, contra US$ 4.745 de viajantes que não procuraram pelos serviços de um agente. A diferença, em favorecimento aos agentes, cresceu de US$ 5.904 para US$ 6.603.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados