"Agentes são cruciais na redução de cancelamentos"
Os agentes de viagens são uma das fontes mais confiáveis de informação durante uma emergência, e também desempenham um papel fundamental na redução de taxas de cancelamentos de clientes nervosos, de acordo com um novo estudo da United States To
Os agentes de viagens são uma das fontes mais confiáveis de informação durante uma emergência, e também desempenham um papel fundamental na redução de taxas de cancelamentos viajantes, de acordo com um novo estudo da United States Tour Operators Association (USTOA).
O relatório, conduzido pela Research Now, entrevistou cerca de 300 viajantes que poderiam ir a lugares afetados com algum tipo de “evento de ruptura”, como a epidemia de doenças infecciosas, ataques terroristas ou catástrofes naturais.
Tais eventos podem causar taxas de cancelamentos de até 40%, a menos que uma fonte confiável entre em cena para ajudar a esclarecer algumas informações. Segundo o estudo feito, as três fontes mais confiáveis são: o governo, agentes de viagens e operadoras turísticas.
"É interessante, e não muito surpreendente, que agentes de viagens, apesar de não necessariamente terem visitados determinados lugares, tenham tanta importância aos viajantes”, disse o presidente e CEO da USTOA, Terry Dale. "Manter um diálogo aberto com os agentes de viagens é vital.”
Os entrevistados foram questionados se viajariam a uma área depois de um evento negativo. Dos 31% que responderam não, um terço afirmou que mudaria de ideia caso fossem informados por uma fonte confiável de que seria seguro viajar.
COMUNICAÇÃO É FUNDAMENTAL
Enquanto as estratégias de comunicação variam de acordo com o evento perturbador, segundo o levantamento, os agentes de viagens são sempre os mais procurados em casos de dúvidas.
- Em casos de surtos de doenças, em geral o contato dos viajantes é feito por e-mail, primeiramente a um operador, seguido por agentes de viagens.
- Se um ataque terrorista ocorrer nas proximidades, o método de comunicação mais eficaz é falando diretamente com os agentes de viagens e, em seguida, através de e-mail ao operador turístico.
- No caso de um desastre natural, o esclarecimento de informações é feito primeiro a um agente, seguido pelo operador turístico.