Leonardo Ramos   |   17/04/2018 13:37

10 dicas para Instagram: meios para aumentar engajamento de viajantes

Confira dez dicas de como aumentar o engajamento de seu Instagram, e trazer mais viajantes para sua marca ou destino

Z1
A posição de destaque que as redes sociais têm ocupado na divulgação das agências de viagens veio à tona mais uma vez no mês passado, quando uma pesquisa do Ipeturis revelou que 72% dessas empresas utilizam o Facebook para tal.

Dessa vez, a empresa de conteúdo Chute constatou que, apenas em 2017, foram postadas 126 milhões de fotos de viagens na plataforma. Dada a relevância do tema, a empresa realizou um artigo chamado "Os 10 Mandamentos do Instagram", com dicas de como aproveitá-lo da melhor maneira possível para engajar seus seguidores, clientes e viajantes; confira abaixo:

1. GEOLOCALIZAÇÃO E HASHTAGS
Reprodução Chute
O uso de hashtags leva mais usuários a encontrarem seu conteúdo
O uso de hashtags leva mais usuários a encontrarem seu conteúdo
Há uma grande variedade de maneiras pelas quais as pessoas encontram um post no Instagram, mas dois recursos se destacam entre os demais: as pesquisas por geolocalização e as por hashtag. Através da página de busca do aplicativo, usuários que buscarem o nome de um local encontrarão todas as fotos em que a localização foi marcada - desde o destino até a atração específica em que se encontra.

As hashtags, segundo a empresa, também têm sido cada vez mais utilizadas para encontrar posts. Se alguém estiver planejando uma viagem para a Nova Zelândia e decidir seguir #newzealand, por exemplo, o conteúdo de todos que utilizaram a hashtag com o nome do país aparecerá na pesquisa deste usuário, aumentando assim o alcance do post e a possibilidade de engajamento.

2. NÃO IGNORE O ENGAJAMENTO
Existem alguns modos pelos quais as pessoas podem interagir com você no Instagram. O primeiro é diretamente em seu post, comentando com perguntas ou apenas elogios. A dica do Chute é "se certificar que eles não estão gritando no vazio" e sempre responder ao usuário - e, quando possível, instigá-lo a se engajar nos demais conteúdos do seu perfil.

Lembrar de sempre verificar a caixa de entrada do Instagram também é recomendado pela empresa de conteúdo. É lá que você checa se foi mencionado em algum post, ou se recebeu uma mensagem privada. "Tente responder a essas perguntas quando possível, mesmo que seja apenas para enviar um coração de volta".

3. DÊ ATENÇÃO AO SEU PERFIL

Reprodução Chute
Ter uma estética e padrão de cores que combinem é importante, mas o principal é ter uma coerência no tipo de conteúdo de sua conta
Ter uma estética e padrão de cores que combinem é importante, mas o principal é ter uma coerência no tipo de conteúdo de sua conta
Não desconsidere a importância da estética do seu perfil do Instagram. Manter um padrão de cores ou um layout de fotos que combinem é útil para agradar os usuários que visitam ele. "Isso é algo que a Visit Palm Springs faz, mantendo seu Instagram cheio de fotos de cores vivas, provenientes de viajantes reais", exemplificou a Chute.

Além das tonalidades, a empresa recomenda manter uma consistência no tema de suas fotos. Assim, quem acessar seu perfil saberá exatamente que tipo de imagem irá encontrar. A conta da National Geographic, por exemplo, "definitivamente não tem um olhar coeso", mas os seus seguidores sabem que podem sempre esperar fotografias relacionados a natureza com conteúdo educacional na descrição.

4. STORYTELLING

Segundo estudo da Chute, 75% dos viajantes não seguem perfis de destinos nas redes sociais, e 74% não acompanham páginas de marcas focadas em viagens. Embora na maior parte das vezes o viajante simplesmente não saiba que as contas existam (54% dos casos), uma pesquisa da empresa apontou como segundo maior motivo (41%) o conteúdo delas: seria muito auto-promocional.

"Lembre-se: o Instagram é uma plataforma de inspiração, e focar apenas em reservas não vai inspirar alguém para seguir seu perfil ou fechar uma viagem", explica a empresa no artigo. Ele revela que os melhores desempenhos dos perfis do Instagram acontecem quando o foco está nas histórias e experiências reais de viajantes que já estiveram no destino.

5. USE O CONTEÚDO DE VIAJANTES
Utilizar o User-Generated Content (UGC, ou conteúdo gerado pelo usuário em português) é uma das dicas da empresa. Trata-se do uso de posts autênticas de viajantes, que compartilharam fotos e vídeos de um local em seu Instagram - a empresa ou destino pode, então, buscar uma autorização para repostar o conteúdo em sua página. "78% dos millennials em nossa pesquisa afirmaram preferir fotos e vídeos de viajantes reais sobre qualquer outra forma de conteúdo, e afirmaram que isso influenciou mais em suas viagens do que influenciadores digitais, avaliações dos destinos, anúncios tradicionais ou propaganda com celebridades", revelou a Chute.

6. NÃO ROUBE CONTEÚDO
Reprodução Chute
Fotos de viajantes podem ser usadas, desde que o usuário consiga autorização e dê os créditos
Fotos de viajantes podem ser usadas, desde que o usuário consiga autorização e dê os créditos
Com o uso de conteúdo de outros usuários, aparece a questão sobre os direitos dessas imagens. Há quatro meios de conseguir liberação para utilizar posts de outros perfis. A primeira e mais simples é se for imagens de empresas que através de um release ou comunicado por escrito liberam o conteúdo para qualquer finalidade. O segundo, é pedir diretamente nos comentários de uma foto no Instagram, "uma tática especialmente boa para marcas que buscam aumentar engajamento pessoal com os consumidores", afirma a empresa.

O terceiro é criar uma hashtag exclusiva (e ainda inexistente) para sua marca ou destino, incentivando o usuário a utilizá-la para que sua foto apareça em sua página do Instagram - sempre deixando claro como seu conteúdo será aplicado. Por fim, a empresa recomenda até utilizar imagens sem uma permissão explicita, mas apenas quando a imagem não será postada permanentemente ou utilizada em divulgações futuras, como em transmissões ao vivo, por exemplo.

7. USE O INSTAGRAM STORIES
Reprodução Chute
Usar gifs e pesquisas ajudam no engajamento e interatividade de seu Instagram
Usar gifs e pesquisas ajudam no engajamento e interatividade de seu Instagram
A função stories (histórias) do Instagram é um dos usos que mais vem crescendo dentro do aplicativo, seja por usuários físicos ou por marcas e destinos. Uma das dicas é realizar conteúdos interativos, como colando gifs ou as populares pesquisas para que os usuários respondam - um meio também de aumentar o engajamento.

Não basta, porém, apenas criar posts no stories: há meios eficientes de garantir que eles sejam vistos (ou ao menos aumentar as chances de isso acontecer). "Quando um usuário pesquisa uma hashtag ou geolocalização, na parte superior da página de pesquisa aparece todos os stories desse dia, composto pelo conteúdo de muitos usuários e incluindo o seu se você incluir as hashtags certas", comenta a empresa.

Outras dicas aparecem no artigo, como salvar os stories na função "permanente", que o deixa destacado em seu perfil do Instagram, ou criar parcerias com influenciadores digitais, para aumentar o número de pessoas que chegam até sua conta no app.

8. NÃO USE PERFIS FALSOS PARA AUMENTAR OS SEGUIDORES
"É fácil permitir que sua vaidade o leve a desejar aumentar seus números de seguidores rapidamente, mesmo que não seja de forma orgânica". Segundo a Chute, não são raros os casos de contas que, para chegar nisso, paguem um serviço de criação de "bots" (perfis falsos) para aumentar o número de seguidores; algo que embora funcione por um lado, traz "resultados decepcionantes" em questão de engajamento.

"Salve esse orçamento para trabalhar com um influenciador para promover sua conta, para criar anúncios no Instagram ou investir em outras formas de aumentar o número de seguidores de seu perfil", recomenda a empresa.

9. FOQUE EM MÉTRICAS REAIS
Segundo a empresa de conteúdo, existem métricas melhores para identificar a eficácia de seus posts do que a simples contagem de seguidores, ou até do que o número de comentários e curtidas. A dica da Chute é verificar (e buscar sempre aumentar) o número de usuários que utilizam sua hashtag; que marcam sua geolocalização em posts; que identifiquem sua empresa nas fotos; e ainda que vinculem sua conta nos stories.

10. NÃO SE LIMITE
Por fim, lembre-se de que os interesses das pessoas são diversos, assim como os de sua marca. São muitos os tópicos que rondam a comunidade de viajantes no Instagram: moda, gastronomia, carros... Assim, identifique as tendências mais populares ou emergentes no Instagram, e use conteúdos diversos para abranger uma maior variedade de seguidores.

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