Facebook é maior meio de divulgação de agências no Brasil
Redes sociais seuperam com folga os folhetos, as feiras comerciais e os promotores de vendas
As redes sociais têm ocupado uma posição cada vez mais importante para os agentes de viagens. Segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis), encomendada pelo Sindetur-SP e revelada ontem, 72% das agências de viagens brasileiras utilizam o Facebook como meio de divulgação. O Whatsapp e o Instagram também aparecem com destaque, cada um deles sendo usado por 45% das empresas de agenciamento turístico no País.
"Não dá pra mensurar o quanto o uso das redes sociais aumenta as vendas das agências, mas o que se pode notar é como elas têm dado cada vez maior importância para elas. Para se ter uma ideia, o Facebook é a plataforma mais utilizada por agentes brasileiros como meio de divulgação, seguido de sites (64%) e e-mail marketing (46%)", explicou o professor do Ipeturis, Glauber Santos, coordenador da pesquisa. "Logo depois já aparecem o Instagram e o Whatsapp, ou seja, dos cinco meios mais utilizados por empresas de agenciamento turístico, três são redes sociais."
A pesquisa apontou ainda que os meios mais tradicionais, como folhetos impressos (33%), feiras comerciais (21%) e promotores de vendas (15%) estão entre os menos usados
Veja abaixo o ranking dos meios de divulgação mais utilizados pelas agências:
"Não dá pra mensurar o quanto o uso das redes sociais aumenta as vendas das agências, mas o que se pode notar é como elas têm dado cada vez maior importância para elas. Para se ter uma ideia, o Facebook é a plataforma mais utilizada por agentes brasileiros como meio de divulgação, seguido de sites (64%) e e-mail marketing (46%)", explicou o professor do Ipeturis, Glauber Santos, coordenador da pesquisa. "Logo depois já aparecem o Instagram e o Whatsapp, ou seja, dos cinco meios mais utilizados por empresas de agenciamento turístico, três são redes sociais."
A pesquisa apontou ainda que os meios mais tradicionais, como folhetos impressos (33%), feiras comerciais (21%) e promotores de vendas (15%) estão entre os menos usados
Veja abaixo o ranking dos meios de divulgação mais utilizados pelas agências:
Colocação | Meio de Divulgação | Porcentagem de agências que usam |
---|---|---|
1º | 72% | |
2º | Sites | 64% |
3º | E-mail marketing | 46% |
4º | 45% | |
5º | 45% | |
6º | Folhetos impressos | 33% |
7º | Feiras comerciais | 21% |
8º | Mídia impressa | 16% |
9º | Promotores | 15% |
10º | Youtube | 5% |