Gramado e Cancun lideram vendas das operadoras em julho
Dados são do Boletim Mensal da Braztoa, principal associação das operadoras de Turismo do País
Dados da segunda edição do Boletim Mensal Braztoa mostram os destinos mais vendidos por operadoras associadas durante o mês de julho. Os índices de vendas do período mostram que Gramado, no Rio Grande do Sul, e Cancun, no Caribe, foram os mais buscados no período.
As duas cidades ranqueiam listas que ainda têm Salvador e Fortaleza, no nacional, e Maldivas, Punta Cana e Dubai, entre os destinos estrangeiros como campeões em vendas. Em junho, Cancun também liderou no internacional, mas o doméstico ficou com Porto de Galinhas.
DESTINOS COM CRESCIMENTO EXPRESSIVO
A lista montada compilando os dados de operadoras ainda aponta os destinos que sua considerados emergentes, pelo crescimento expressivo na procura. Nesse quesito aparecem em destaque locais como: Bonito, Curitiba e Jalapão, dentro do Brasil, e França, Itália e Suíça, nos destino internacionais.
Na especificidades dos números do Turismo nacional, a pesquisa mostra que nordeste e sul foram as que tiveram maior crescimento na comparação entre junho e julho deste ano. As duas regiões subiram mais de 3% na comparação entre os meses. Já no internacional, levando em consideração a mesma base de comparação, os destinos que mais cresceram em vendas foram a Ásia e a Europa.
Acompanhando de perto a realização do estudo, a professora e pesquisadora Mariana Aldrigui, da EACH/USP e da FecomercioSP, ponderou que praticamente todos os destinos desta lista têm em comum o trabalho na difusão de informações sobre a respeito de como estavam lidando com a pandemia, preocupados em transmitir segurança e manter essa proximidade com o público.
Nesse mesmo sentido, Mariana também destaca que os próprios profissionais do Turismo trabalharam na atualização do seu trabalho, o que corroborou para esse resultado.
Marina Figueiredo, vice-presidente da Braztoa, observa que para entender as razões que fazem desses destinos os mais vendidos basta pensar no que eles fazem de diferente. "O nordeste e seus destinos têm trabalhado muito com campanhas de movimentação e posicionamento. E o sul tem enfatizado muito as questões de segurança contra a covid e a inauguração de atrações turísticas", pontua.
VOLTA DAS VENDAS
O boletim da Braztoa apontou ainda que 91% das operadoras pesquisadas já voltaram a vender viagens nacionais. No internacional, esse contingente cresce para 94%.
Um destaque entre as viagens comercializadas é a presença de seguro viagem. No nacional, 74% do total de vendas no mês tinha o serviço atrelado. No internacional esse número foi de 71%.
ANTECEDÊNCIA
Outro item sinalizado na pesquisa foi a antecedência da compra. Segundo informou o boletim, três em cada cinco compras de viagens nacionais foram para o mesmo mês.
Nas compras para o internacional três em cada cinco compraram para viajar entre setembro e dezembro deste ano.