Compras em dispositivos móveis crescem mais de 30% no Brasil
Os jovens de alta renda são os que mais utilizam canais digitais para fazer compras no País
A adoção de smartphones e uma infraestrutura de pagamentos digitais em rápido desenvolvimento colocam o Brasil em destaque em relação a economias de países mais desenvolvidos, principalmente em relação à forma e preferência dos consumidores para realizar suas pesquisas de preço e compras. O Índice Global de Compras Digitais - Edição Brasil, elaborado pela Cybersource (solução da Visa especializada em gerenciamento de pagamentos digitais), revela que a utilização de equipamentos móveis no País é ampla e se dá, principalmente, por parte dos jovens de alta renda.
De acordo com o estudo, o Brasil é o mercado que mais faz uso de dispositivos móveis para realização de compras on-line (20% mobile versus 10% computador), quando comparado com Reino Unido (17% versus 22%, respectivamente), Estados Unidos (16% versus 25%) e Austrália (13% versus 18%). A preferência por compras digitais e pelo celular continua a crescer, aumentando 33%, com um incremento de 36% especificamente para compras realizadas via mobile, desde o início da pandemia no País.
PERFIL DOS CONSUMIDORES
Houve ainda um declínio de 17% na proporção de consumidores brasileiros que preferem comprar em lojas físicas, muito por conta da comodidade que as compras on-line proporcionam. Essas mudanças foram observadas, principalmente, entre pessoas com idade média de 42 anos: 39% das que migraram para o digital eram de menor renda e 35% de alta renda.
No entanto, a pesquisa sugere que os mais jovens (até 37 anos) e com renda mais elevada estão liderando a adoção digital no País. Cerca de 50% dos jovens de alta renda realizaram suas últimas compras por meio de canais móveis ou on-line, uma participação quase duas vezes maior do que a de outros brasileiros. Além disso, 74% afirmaram que preferem esse ambiente para fazer compras.
"Com a análise do Índice, fica claro que o consumidor brasileiro tem preferência pelo ambiente virtual e pelo uso de smartphones para consultas e realização das suas compras diárias. Uma oportunidade significativa para o comércio varejista digital no Brasil impulsionar as vendas no mobile, criando conteúdo e design específicos, além de ofertas de meios de pagamento seguros a serem disponibilizados nos dispositivos móveis. Tudo para proporcionar uma experiência fluida e segura para o consumidor", disse o vice-presidente de Vendas e Soluções da Visa do Brasil, Fernando Pantaleão.
PAGAMENTO VIA MOBILE
Ainda de acordo com o levantamento, 48% dos brasileiros usam smartphones para consultar produtos antes de tomar qualquer decisão. Isso é quase o dobro da participação encontrada nos outros mercados (Reino Unido, EUA e Austrália), onde os consumidores são muito mais propensos a tomar suas decisões indo à loja.
Em relação às formas de pagamentos mais utilizadas em cada canal, o cartão de crédito é amplamente usado no e-commerce por 62% dos brasileiros, enquanto o débito on-line é usado por 14%. Já os pagamentos com carteiras digitais e card on file (cartões cadastrados em sites ou aplicativos) correspondem a 7% (contra 10% nos EUA) e 4% (contra 20% nos EUA), respectivamente. Quando às compras em lojas físicas, os meios eletrônicos de pagamento (cartões de crédito e débito) somam quase 55% da preferência dos consumidores, versus pouco mais de 31% de preferência por dinheiro.
SEGURANÇA EM COMPRAS ON-LINE
O novo padrão de autenticação 3DS 2.0 autentica o pagador em compras on-line, trazendo ainda mais segurança no processo de pagamento. A solução possibilita aos estabelecimentos comerciais on-line enviar até dez vezes mais dados sobre a transação para o emissor do cartão, o que gera mais confiança na hora de aprovar os pagamentos.
"A partir desse processo de autenticação, e por conta de outras soluções que temos implantado, tanto do lado do emissor, quanto dos e-commerces, as transações online tornam-se a cada dia mais seguras e rápidas, privilegiando a experiência do consumidor. Estamos apostando alto nessa evolução e lançando cada vez mais soluções desenvolvidas para melhorar a experiência do cliente", completa Pantaleão.