Ubrafe divulga cartilha de ações para mercado de feiras
A Ubrafe divulgou uma cartilha direcionada aos profissionais e empresas que atuam com feiras.
A União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) divulgou hoje (18) uma cartilha direcionada aos profissionais e empresas que atuam diretamente com o setor. O material convida promotores, pavilhões, montadoras, prestadores de serviços e os mais de 35 mil expositores, além dos milhares de empresas compradoras e visitantes, a se unirem em busca de soluções, recuperando valores, mercado e oportunidades, num esforço conjunto de recuperação dos negócios.
"Diante dos últimos acontecimentos da Pandemia do Covid-19 (Coronavírus), recomendações e determinações oficiais dos órgãos da saúde pública de nosso país e dos governos constituídos levaram as empresas promotoras de eventos a optar pelo adiamento da realização dos mesmos, os quais em sua grande maioria ainda aguardam nova data ser determinada nos próximos meses, e isso gerou dificuldades e apreensão, uma vez que nem nós, nem as autoridades governamentais podem afirmar prazos e dar previsões", diz a entidade.
A organização fala ainda sobre o enfrentamento de um inimigo desconhecido e da necessidade de tirar os olhos dos interesses individuais e colocar os olhos no futuro. Também dá alguns direcionamentos específicos para cada uma das partes que colabora para a indústria das feiras. Confira a seguir um trecho do material divulgado pela Ubbrafe:
"Qual é o papel de cada um?
- Promotor: é um player de alta relevância e valor, colocando a sua capacidade de integração e agregadora, funcionando como o grande ele entre todos os sistemistas da cadeia produtiva de uma feira, evento de negócios, expositores e visitantes.
- Expositor: continuar participando na data que for determinada, colocando produtos e serviços em exposição.
- Pavilhões: proporcionar condições econômicas e de data para que o promotor tenha a possibilidade de adequar e cumprir com todos os custos e compromissos para a realização da feira.
- Montadoras e Setor de Serviços: existe uma extensa cadeira produtiva, que começa na elaboração de um projeto de infraestrutura ou de expositor, preparação dos materiais necessários a esta atividade envolvendo montadora de estandes (projeto, tapeceiros, fornecedor de carpete, fita, madeira, alumínio, materiais elétricos, vidro, tecido, cenografia, móveis, equipamentos elétricos e de TI, etc.), profissionais de limpeza, além de tapeceiros, bombeiros, pronto atendimento, receptivo, transfer, recepcionistas, tradutores, interpretes, demonstradores(as), áudio e vídeo, dentro outras necessidades que complementam este processo na sua grande maioria pequenas e microempresas.
- Limpeza e Coleta Seletiva de Lixo: o evento envolve uma extensa gama de profissionais e empresas de pequeno porte, dedicados a limpeza, higienização e conforte de todos profissionais envolvidos nos eventos.
- Pronto Atendimento: todos os eventos são equipados com área de pronto atendimento com médico, enfermeiras (os), ambulância 24 horas por dia, durante montagem, realização e desmontagem.
- Socorrista: todos os eventos são equipados com equipe de socorristas (bombeiros especializados em eventos), que atuam 24 por dia nos períodos de montagem, realização e desmontagem.
- Catering: restaurantes e praças de alimentação, buffet nos estandes, serviços estes executados por uma infinidade de micro e pequenas empresas.
- Mídia Presencial – Eletrônica – Impressa e Digital: na cadeia produtiva das feiras existem várias empresas especializadas em mídia presencial, eletrônica, impressa e digital que fazem diariamente a cobertura destes eventos levando ao público informação qualificada e de grande valor.
- Governos federal, estaduais e municipais: participando diretamente ou através de seus agentes proporcionando capital de giro, redução de impostos, criando oportunidade e fomento através da rede de desenvolvimento – aqui, mais do que desenvolver, é preciso preservar o que já existe e disponibilizar equipamentos para serem melhor aproveitados.
- Cadeia do turismo de negócios (cias. Aéreas, meios de hospedagem, agentes de viagem): viabilizando a oportunidade de o comprador estar presente nesses eventos que estão sendo adiados, realizar negócios e manter a cadeia produtiva viva e com perspectivas de futuro.
- Visitantes e compradores: mantendo-se cada vez mais engajados, comparecendo e gerando negócios e oportunidades.
Está na hora de colocarmos o bom senso em primeiro lugar e discutirmos a cadeia produtiva, seus impactos e o papel de cada um desses atores".
"Diante dos últimos acontecimentos da Pandemia do Covid-19 (Coronavírus), recomendações e determinações oficiais dos órgãos da saúde pública de nosso país e dos governos constituídos levaram as empresas promotoras de eventos a optar pelo adiamento da realização dos mesmos, os quais em sua grande maioria ainda aguardam nova data ser determinada nos próximos meses, e isso gerou dificuldades e apreensão, uma vez que nem nós, nem as autoridades governamentais podem afirmar prazos e dar previsões", diz a entidade.
A organização fala ainda sobre o enfrentamento de um inimigo desconhecido e da necessidade de tirar os olhos dos interesses individuais e colocar os olhos no futuro. Também dá alguns direcionamentos específicos para cada uma das partes que colabora para a indústria das feiras. Confira a seguir um trecho do material divulgado pela Ubbrafe:
"Qual é o papel de cada um?
- Promotor: é um player de alta relevância e valor, colocando a sua capacidade de integração e agregadora, funcionando como o grande ele entre todos os sistemistas da cadeia produtiva de uma feira, evento de negócios, expositores e visitantes.
- Expositor: continuar participando na data que for determinada, colocando produtos e serviços em exposição.
- Pavilhões: proporcionar condições econômicas e de data para que o promotor tenha a possibilidade de adequar e cumprir com todos os custos e compromissos para a realização da feira.
- Montadoras e Setor de Serviços: existe uma extensa cadeira produtiva, que começa na elaboração de um projeto de infraestrutura ou de expositor, preparação dos materiais necessários a esta atividade envolvendo montadora de estandes (projeto, tapeceiros, fornecedor de carpete, fita, madeira, alumínio, materiais elétricos, vidro, tecido, cenografia, móveis, equipamentos elétricos e de TI, etc.), profissionais de limpeza, além de tapeceiros, bombeiros, pronto atendimento, receptivo, transfer, recepcionistas, tradutores, interpretes, demonstradores(as), áudio e vídeo, dentro outras necessidades que complementam este processo na sua grande maioria pequenas e microempresas.
- Limpeza e Coleta Seletiva de Lixo: o evento envolve uma extensa gama de profissionais e empresas de pequeno porte, dedicados a limpeza, higienização e conforte de todos profissionais envolvidos nos eventos.
- Pronto Atendimento: todos os eventos são equipados com área de pronto atendimento com médico, enfermeiras (os), ambulância 24 horas por dia, durante montagem, realização e desmontagem.
- Socorrista: todos os eventos são equipados com equipe de socorristas (bombeiros especializados em eventos), que atuam 24 por dia nos períodos de montagem, realização e desmontagem.
- Catering: restaurantes e praças de alimentação, buffet nos estandes, serviços estes executados por uma infinidade de micro e pequenas empresas.
- Mídia Presencial – Eletrônica – Impressa e Digital: na cadeia produtiva das feiras existem várias empresas especializadas em mídia presencial, eletrônica, impressa e digital que fazem diariamente a cobertura destes eventos levando ao público informação qualificada e de grande valor.
- Governos federal, estaduais e municipais: participando diretamente ou através de seus agentes proporcionando capital de giro, redução de impostos, criando oportunidade e fomento através da rede de desenvolvimento – aqui, mais do que desenvolver, é preciso preservar o que já existe e disponibilizar equipamentos para serem melhor aproveitados.
- Cadeia do turismo de negócios (cias. Aéreas, meios de hospedagem, agentes de viagem): viabilizando a oportunidade de o comprador estar presente nesses eventos que estão sendo adiados, realizar negócios e manter a cadeia produtiva viva e com perspectivas de futuro.
- Visitantes e compradores: mantendo-se cada vez mais engajados, comparecendo e gerando negócios e oportunidades.
Está na hora de colocarmos o bom senso em primeiro lugar e discutirmos a cadeia produtiva, seus impactos e o papel de cada um desses atores".