Digital e em novo modelo: aí vem a Abav Expo e Braztoa 2018
Em última edição no Anhembi, Abav Expo investe em reuniões fornecedor-compradores: mais de duas mil agendamentos confirmados; mil marcas expositoras confirmadas
A transformação já ocorreu. O consumidor já mudou, está mais exigente, quer novas experiências. Mas se alguém acha que o Turismo está defasado, Magda Nassar faz questão de dizer que não. Ou melhor, ao menos as associações que lidera não estão.
Presidente da Braztoa e vice-presidente da Abav Nacional, Magda chega na 46ª Abav Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa como uma das maiores incentivadoras de suas mudanças. Liderada pelo presidente da associação, Geraldo Rocha, a feira está atualizada: o método antigo de expositores com brindes e folhetos deixou de ser prioridade, e o foco principal agora são as reuniões fornecedor-comprador, onde negócios de fato devem ser fechados, e as capacitações, palestras e painéis interativos de espaços como a Vila do Saber.
“É só deixar os próprios números falarem: quase três mil reuniões já foram marcadas entre expositores e agentes, todas agendadas diretamente no nosso site. Fica claro o quanto as agências querem e precisam ter essa alternativa, de sentar à mesa e negociar, um meio muito melhor para fechar novas parcerias. Demos essa opção na busca de implementar esse novo tipo de feira, e tem dado certo”, contou Magda Nassar ao Portal PANROTAS.
VILA DO SABER
Na Vila do Saber, com palestras tratando os temas em alta do Turismo brasileiro e global e divididos nos temas Conexão, Gestão, Segmentação, Transformação e Tecnologia, o número de pessoas inscritas já é “impressionante”, garante Magda. Uma delas terá ela como uma das integrantes da mesa, e o nome dela não é coincidência: “A Transformação já Ocorreu”.
MAIOR ADERÊNCIA
Números da feira foram revelados por Magda, como os 16 mil já confirmados com pré-inscrição realizada. Mas o maior aumento é entre as empresas expositoras: pouco mais de mil marcas já confirmaram presença; no espaço da Braztoa, com área de 1,6 mil metros quadrados, serão cerca de 40 operadoras.
Para todas elas, Magda dá a dica: “Hoje, dentro de um evento do porte da Abav Expo, é importante que as marcas estejam preparadas para vender, não só para expor. A culpa às vezes pelo modelo ‘ultrapassado’ não é sempre das entidades, as próprias empresas têm que mudar, estar preparadas com um espaço para sentar, debater e fazer negócio. Estejam preparados: clientes, vocês terão.”
O objetivo para ela é garantir que as agências de fato abertas à conversas tenham a recepção necessária das empresas e expositoras para sentar, conversar e viabilizar parcerias. E, é claro, que negócios sejam fechados
ERA DIGITAL
Não é só no formato que as mudanças se dão este ano. Para se adaptar à era digital, a “grande novidade” para este ano destacada por Magda é que a feira estará 100% conectada: todas as grandes áreas do evento contarão com transmissão ao vivo em diversos canais - a própria Braztoa, além do Ministério do Turismo e da Embratur, transmitirão palestras, painéis interativos, capacitações… “Foi a forma encontrada de mostrar a cara do Turismo para muito mais que as 23 mil pessoas previstas para a feira deste ano”, conta a presidente da Braztoa.
ÚLTIMO ANO DA ANHEMBI
Após dois anos de Expo Center Norte, a Abav Expo está de volta ao pavilhão do Anhembi. Não foi exatamente, porém, uma opção da entidade: a escolha foi uma “herança” de um antigo contrato que garantia a realização de ao menos mais uma feira da entidade no local.
“Mas será a última”, garantiu Magda, adiantando que será anunciado durante encontro no dia 27, na própria feira, o local da sua próxima edição. “O Anhembi não foi privatizado ainda, mas recebeu investimentos, está muito bem preparado para receber a feira, principalmente após a bem sucedida Bienal do Livro realizada lá. E mais: o espaço é bem maior, o que permitirá uma feira também bem maior neste ano. Os mil expositores mostram isso”, conclui Magda.
Concorrendo para 2019 estão o Expo Center Norte e o São Paulo Expo, na capital paulista, com outros espaços correndo por fora, mas com poucas chances.