Turismo de SP realiza workshops para capacitar parceiros
Inicitiava integra o programa Valoriza SP e tem apoio da Fapetec
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) deu início, nesta terça-feira (23), a uma sequência de workshops virtuais gratuitos que integram o programa de valorização das instâncias de governança local e regional, chamado Valoriza SP, promovido pela Setur-SP em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (Fapetec). A ideia é compartilhar conteúdos de capacitação e ampliar o impacto de programas e ações da pasta.
O primeiro dia de palestra teve como tema a importância dos investimentos públicos para impulsionar a demanda turística dos municípios. Seis especialistas convidados compartilharam boas práticas e resultados da aplicação correta dos recursos na qualificação da cadeia turística, gerando novos negócios e aumentando o fluxo de visitantes.
“A troca de informações tem potencializado o efeito dos investimentos e do crédito no Estado de SP”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena. Na abertura, Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens de SP, afirmou que recursos bem aplicados geram novos negócios e "aumentam o fluxo de visitantes de forma consistente".
Algumas experiências de parceria, como a da Fontana, em Serra Negra, e a do Mirante do Camaroeiro, em Caraguatatuba, mostram como projetos bem executados podem criar novos atrativos, impulsionar fluxos de visitantes e transformar o Turismo de um município ou região. "O complexo do Mirante do Camaroeiro é um atrativo atemporal que fomenta o Turismo em todos os períodos do ano", disse a secretária municipal de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter. O mesmo deve acontecer com a Fontana de Serra Negra. "Desde que inauguramos, tivemos fluxos intensos de visitantes, uma atração obrigatória para quem visita o Circuito das Águas", afirma o secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Tavares.
O técnico Eduardo Madeira, da Invest-SP, reforçou a importância dos investimentos para o desenvolvimento econômico, o que gera aumento das riquezas, emprego e renda. "Muito importante nos empenharmos para uma atuação integrada, setor público e privado". Antônio Serralha, diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), apresentou as principais ações e falou sobre os mais de 800 convênios e 90 milhões repassados para obras em andamento, além das 28 obras inauguradas. "Uma realização com benefícios mútuos", disse.
A gerente de relações institucionais da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), Márcia Azeredo, destacou a necessidade de analisar de forma cuidadosa o potencial do destino para realizar investimentos de impacto. "É preciso enxergar o que o turista deseja e o que o município pode oferecer ", disse.
Por fim, o prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), Murilo Pinheiro, apresentou um relato sobre o impacto das obras do Dadetur no pequeno município de Nazaré Paulista, o qual inclui calçamento, iluminação e atrativos turísticos.
Nesta quarta-feira, 24, o tema será a importância da marca do destino: vocação, engajamento e atratividade, as inscrições podem ser feitas no link. No dia 25, promoção e incentivo à comercialização do destino e, no último dia (26), o Turismo e a gestão sustentável do destino, serão os temas dos workshps.
Além do secretário Lucena e da secretária-executiva, Luciane Leite, estiveram presentes o diretor do Dadetur, Antonio Serralha; o prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Amitesp, Murilo Pinheiro; a gerente de relações institucionais da Aprecesp, Márcia Azeredo; o secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Tavares; e a secretária municipal de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter.
O primeiro dia de palestra teve como tema a importância dos investimentos públicos para impulsionar a demanda turística dos municípios. Seis especialistas convidados compartilharam boas práticas e resultados da aplicação correta dos recursos na qualificação da cadeia turística, gerando novos negócios e aumentando o fluxo de visitantes.
“A troca de informações tem potencializado o efeito dos investimentos e do crédito no Estado de SP”, afirma o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena. Na abertura, Luciane Leite, secretária executiva de Turismo e Viagens de SP, afirmou que recursos bem aplicados geram novos negócios e "aumentam o fluxo de visitantes de forma consistente".
Algumas experiências de parceria, como a da Fontana, em Serra Negra, e a do Mirante do Camaroeiro, em Caraguatatuba, mostram como projetos bem executados podem criar novos atrativos, impulsionar fluxos de visitantes e transformar o Turismo de um município ou região. "O complexo do Mirante do Camaroeiro é um atrativo atemporal que fomenta o Turismo em todos os períodos do ano", disse a secretária municipal de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter. O mesmo deve acontecer com a Fontana de Serra Negra. "Desde que inauguramos, tivemos fluxos intensos de visitantes, uma atração obrigatória para quem visita o Circuito das Águas", afirma o secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Tavares.
O técnico Eduardo Madeira, da Invest-SP, reforçou a importância dos investimentos para o desenvolvimento econômico, o que gera aumento das riquezas, emprego e renda. "Muito importante nos empenharmos para uma atuação integrada, setor público e privado". Antônio Serralha, diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), apresentou as principais ações e falou sobre os mais de 800 convênios e 90 milhões repassados para obras em andamento, além das 28 obras inauguradas. "Uma realização com benefícios mútuos", disse.
A gerente de relações institucionais da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (Aprecesp), Márcia Azeredo, destacou a necessidade de analisar de forma cuidadosa o potencial do destino para realizar investimentos de impacto. "É preciso enxergar o que o turista deseja e o que o município pode oferecer ", disse.
Por fim, o prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp), Murilo Pinheiro, apresentou um relato sobre o impacto das obras do Dadetur no pequeno município de Nazaré Paulista, o qual inclui calçamento, iluminação e atrativos turísticos.
Nesta quarta-feira, 24, o tema será a importância da marca do destino: vocação, engajamento e atratividade, as inscrições podem ser feitas no link. No dia 25, promoção e incentivo à comercialização do destino e, no último dia (26), o Turismo e a gestão sustentável do destino, serão os temas dos workshps.
Além do secretário Lucena e da secretária-executiva, Luciane Leite, estiveram presentes o diretor do Dadetur, Antonio Serralha; o prefeito de Nazaré Paulista e presidente da Amitesp, Murilo Pinheiro; a gerente de relações institucionais da Aprecesp, Márcia Azeredo; o secretário de Turismo de Serra Negra, Carlos Tavares; e a secretária municipal de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter.