Agências Abav-SP | Aviesp faturam R$ 4,6 milhões no 1º trimestre
Dados são da Pesquisa de Mercado de Agenciamento, realizada em parceria com a Setur-SP
As agências de viagens associadas à Abav-SP | Aviesp registraram um faturamento médio de R$ 4,6 milhões no primeiro trimestre de 2023, de acordo com o relatório trimestral da Pesquisa de Mercado de Agenciamento (PMA), realizado pela entidade em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (Setur-SP).
“O primeiro trimestre do ano foi muito positivo. Esse faturamento é resultado da valorização do agente de viagens e de um trabalho intenso que temos desenvolvido nos últimos anos junto ao mercado. Os viajantes perceberam que é imprescindível e seguro planejar uma viagem com um profissional especializado”, comenta o presidente da associação, Fernando Santos.
Por conta das férias e do Carnaval, o estudo mostra que em janeiro os destinos mais procurados nas agências de viagens de São Paulo foram Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP); já em fevereiro, Porto Seguro (BA), novamente o Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL); e em março, Maceió (AL), Salvador (BA) e Gramado (RS).
Considerando o trimestre, as regiões mais buscadas foram a Sudeste, seguida por destinos no Exterior, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. E o tempo médio de permanência foi de seis dias.
O principal motivo das viagens variou entre lazer, férias, viagem a negócios, participação em eventos e outros. E os serviços mais contratados foram os de hospedagem, aéreo, passeios, locação de veículos, guias e outros.
Considerando os pacotes com valor de até R$ 10 mil, o tíquete médio registrado foi de R$ 3.451; já levando em conta os pacotes com custo a partir de R$ 10 mil, o valor médio foi de R$ 24.967. A forma de pagamento preferida foi cartão de crédito, seguida por boleto, Pix, transferência e cartão de débito, e a maior parte das compras foi realizada de forma parcelada.
A pesquisa também analisou o perfil do viajante. A maior parte está na faixa de 40 a 49 anos, seguida por 30 a 39 anos, 50 a 59 anos, 60 anos ou mais, 19 a 25 anos e 25 a 29 anos.
“Trabalhamos intensamente na qualificação dos atrativos em todo o Estado. Para além do Turismo de negócios, os paulistas estão descobrindo a São Paulo do lazer, com seus atrativos culturais e gastronômicos, suas praias e cenários rurais. Temos também as melhores estradas do País, malha aérea regional ativa e uma rede hoteleira robusta”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
“Estamos aprimorando a atividade turística também para que o agente de Turismo possa trabalhar com serviços e produtos diferenciados, um trabalho em parceria”, completou.
“O primeiro trimestre do ano foi muito positivo. Esse faturamento é resultado da valorização do agente de viagens e de um trabalho intenso que temos desenvolvido nos últimos anos junto ao mercado. Os viajantes perceberam que é imprescindível e seguro planejar uma viagem com um profissional especializado”, comenta o presidente da associação, Fernando Santos.
Por conta das férias e do Carnaval, o estudo mostra que em janeiro os destinos mais procurados nas agências de viagens de São Paulo foram Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP); já em fevereiro, Porto Seguro (BA), novamente o Rio de Janeiro (RJ) e Maceió (AL); e em março, Maceió (AL), Salvador (BA) e Gramado (RS).
Considerando o trimestre, as regiões mais buscadas foram a Sudeste, seguida por destinos no Exterior, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. E o tempo médio de permanência foi de seis dias.
O principal motivo das viagens variou entre lazer, férias, viagem a negócios, participação em eventos e outros. E os serviços mais contratados foram os de hospedagem, aéreo, passeios, locação de veículos, guias e outros.
Considerando os pacotes com valor de até R$ 10 mil, o tíquete médio registrado foi de R$ 3.451; já levando em conta os pacotes com custo a partir de R$ 10 mil, o valor médio foi de R$ 24.967. A forma de pagamento preferida foi cartão de crédito, seguida por boleto, Pix, transferência e cartão de débito, e a maior parte das compras foi realizada de forma parcelada.
A pesquisa também analisou o perfil do viajante. A maior parte está na faixa de 40 a 49 anos, seguida por 30 a 39 anos, 50 a 59 anos, 60 anos ou mais, 19 a 25 anos e 25 a 29 anos.
“Trabalhamos intensamente na qualificação dos atrativos em todo o Estado. Para além do Turismo de negócios, os paulistas estão descobrindo a São Paulo do lazer, com seus atrativos culturais e gastronômicos, suas praias e cenários rurais. Temos também as melhores estradas do País, malha aérea regional ativa e uma rede hoteleira robusta”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
“Estamos aprimorando a atividade turística também para que o agente de Turismo possa trabalhar com serviços e produtos diferenciados, um trabalho em parceria”, completou.