México isentará brasileiros de visto, diz ministro de Lula
Anúncio foi feito hoje (24) pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou hoje (24), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que o México deixará de exigir visto a viajantes brasileiros. As informações são do Estadão.
“Estive no México há coisa de um mês, negociei com o ministro Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação de nosso acordo anterior, senão teríamos que impor também vistos aos mexicanos. A reação foi muito positiva. Estamos em plena negociação. Vão ser suspensos também, sempre provocado pela exigência de reciprocidade, os vistos dos brasileiros que viajam ao México”, afirmou Vieira.
Ao ser questionado por parlamentares sobre a revogação da isenção de vistos para visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, o ministro das Relações Exteriores afirmou que por enquanto não há avanços com esses países e que a política de vistos deve ser feita na base da reciprocidade. “A reciprocidade tem a ver com a dignidade dos brasileiros que viajam. Há países em que esperam um ano e se paga US$ 200”, destacou Vieira.
Além do México, o Japão também anunciou no último final de semana que poderá isentar de visto os brasileiros que fazem viagens de curta duração no país. A informação foi confirmada durante encontro do presidente Lula com o primeiro ministro do Japão, Fumio Kishida.