Fila do visto americano no Brasil é de 527 dias; Meta é baixar para 30 dias
US Travel Association cria site para coletar vozes de estrangeiros prejudicados pela espera no visto
SAN ANTONIO - A lentidão para estrangeiros conseguirem um visto para os Estados Unidos é definitivamente o tema central dos órgãos oficiais de Turismo norte-americanos durante este IPW 2023, em San Antonio. Depois de o Brand USA, entidade equivalente à Embratur estadunidense, dizer que este é um problema inaceitável, agora foi a vez da US Travel, a principal voz do trade do país frente ao congresso nacional, endossar e colocar à mesa suas ações para acabar com as filas que hoje, no Brasil, estão durando 527 dias para uma entrevista no consulado para primeiro visto.
"Desafiamos o Departamento de Estado a baixar a fila para no máximo 30 dias de espera em cada consulado dos Estados Unidos. Na reunião que tivemos aqui em San Antonio, eles demonstraram algum progresso, mas claramente não é o suficiente. Estrangeiros não irão aos Estados Unidos enquanto isso perdurar", afirmou o presidente e CEO da US Travel Association, Geoff Freeman, sem dar prazo para que esta meta de um mês de espera seja cumprida. "Encorajamos a administração Biden para resolver esse problema que é tão sério e nos coloca em desvantagem."
Além do Brasil, com os 527 dias de espera, foram mencionadas crises idênticas em outros mercados essenciais como México (647 dias) e Índia (406 dias). "Mais de 40% dos viajantes internacionais precisam de visto para entrar nos Estados Unidos. Esse é o tamanho da importância da resolução deste problema."
SITE PARA PRESSIONAR O GOVERNO
A US Travel criou um site para reunir os depoimentos de estrangeiros afetados pelo atraso no acesso ao visto. Geoff Freeman encoraja todos a deixarem seus depoimentos no USVisaDelays.com, como mais uma ferramenta para reforçar ao governo a importância da simplificação no processo de visto.
A página tem versão em português, com os dizeres "Eles esperam, nós perdemos", e os depoimentos de brasileiros também podem ser feitos em sua língua nativa.
"Quando essas pessoas compartilham suas histórias, nós compartilhamos com os líderes governamentais e temos mais força frente a eles", afirma.
A PANROTAS viaja a convite da US Travel, voando United e protegida por seguro viagem GTA.