Filip Calixto   |   28/05/2021 13:06
Atualizada em 28/05/2021 15:48

Agência lança experiências de luxo e sustentabilidade em favelas cariocas

Projeto Vidigal Experience foi lançado pela agência Mérola

A favela também pode ser uma experiência de luxo. É nisso que aposta a agência de viagens Mèrola, com seu recém-lançado projeto Vidigal Experience, que faz das comunidades cariocas do Vidigal (entre o Leblon e São Conrado) e do Morro da Babilônia (no Leme) ofertas de Turismo de luxo e atendimento personalizado para quem visita o Rio de Janeiro. O programa foi lançado no último sábado (22) em um evento que reuniu concierges e profissionais da Prefeitura do Rio.

Divulgação
O Vidigal Experience quer aproximar as comunidades da cidade aos turistas que visitam o Rio de Janeiro
O Vidigal Experience quer aproximar as comunidades da cidade aos turistas que visitam o Rio de Janeiro
A ideia da agência com o projeto é criar um novo ecossistema no Turismo brasileiro, conectando as crescentes preocupações ambientais e sociais no mundo todo com atividades que contribuem nas comunidades cariocas. |Se o turista pós-pandemia está preocupado com o impacto social da viagem e busca autenticidade e interação com as comunidades, a empresa acredita que a Vidigal Experience tem tudo para agradar.

“Nosso projeto traz o turista para dentro das comunidades, conhecendo o território, ajudando na retomada da economia local e vivendo momentos inesquecíveis com os moradores”, resume o sócio fundador da Mérola, Eduardo Peluzo. Ele explica que o viajante, que há algum tempo se baseava apenas no preço para planejar suas atividades, tem procurado cada vez mais autenticidade e demonstrado preocupação em estar socialmente engajado com seu destino.

“A vontade de estar próximo das comunidades do Rio sempre existiu entre o turista estrangeiro, mas muitas vezes essa experiência foi distante, fria e sem vínculo com os moradores. As relações humanas foram alteradas de vez na pandemia e acreditamos na importância de conectar genuinamente as pessoas, além de oferecer experiências autênticas”, completa o executivo.

O vídeo logo abaixo mostra o evento de lançamento do projeto no último sábado.



DESENVOLVIMENTO
A Vidigal Experience está em fase de testes desde o início do ano e busca, principalmente, apresentar as comunidades cariocas para estrangeiros que moram no Rio, turistas domésticos ou até mesmo cariocas que desejam relembrar a beleza do seu povo.

A visita dura aproximadamente cinco horas e custa cerca de R$ 390 por pessoa (20% de desconto na doação de 1 kg de alimento não perecível para ajudar a organização SOS do Bem2020). A experiência conta com participação ativa em projetos de capoeira, percussão e arte, além de aula de soltar pipa (sem cerol) e uma feijoada caseira no almoço.

A atividade é coordenada pelo “Russo”, como é conhecido o guia de Turismo Edmilson Morais na comunidade. Ele é morador do Vidigal há 49 anos. “Queremos voltar a receber os turistas, com segurança e vacinados, para que recebam uma experiência real na favela, conhecendo nossa história, nossa imagem e, principalmente, nosso povo. O dinheiro contribui no desenvolvimento de novos projetos e o turista passa a se tornar uma espécie de ‘embaixador’ do Vidigal”, afirma Russo.

AMPLIAÇÃO
Além do Vidigal, a Mèrola também lança em junho uma experiência sustentável no Morro da Babilônia, zona sul do Rio, em parceria com a empreendedora local Regina Tchelly. O turista pode plantar uma semente em uma horta da comunidade e participar de um almoço somente com comida orgânica e alimentos que muitas vezes são descartados, mas ainda possuem valores nutritivos. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre o ciclo dos alimentos, reduzindo o desperdício e impactando positivamente as futuras gerações.

Os interessados em participar de alguma das experiências podem entrar em contato no site ou Instagram da empresa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados