Filip Calixto   |   29/04/2021 15:37
Atualizada em 30/04/2021 12:18

Conheça a Brasil Food Safaris, vencedora do prêmio da WTM Latin America

O Brasil Food Safaris levou o prêmio Patrimônio Cultural na 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável


Divulgação
O projeto Brasil Food Safaris nasceu para promover viagens gastronômicas pelo Pantanal
O projeto Brasil Food Safaris nasceu para promover viagens gastronômicas pelo Pantanal
Presença brasileira entre os premiados da 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável, organizado pela WTM Latin America, o Brasil Food Safaris foi mencionado como empresa Gold Winner na categoria “patrimônio cultural”. O reconhecimento a um projeto que nasceu para promover viagens gastronômicas pelo Pantanal foi bem recebido pelos idealizadores: Polliana Thomé e Paulo Machado, mestre em Geografia Cultural e mestre em hospitalidade, respectivamente.

Ambos, na apresentação do projeto agora premiado, reforçam as ligações íntimas que têm com o destino onde trabalham. “Nós dois temos especial carinho por essa região. Foi onde desenvolvemos nossa pesquisa acadêmica, cada um na sua área de estudo”, esclarecem os idealizadores Brasil Food Safaris convidando o turista a conhecer a cultura regional pelo patrimônio alimentar.

No serviço prestado pelo projeto, grupos de viajantes são colocados em contato com pessoas ou comunidades que usam práticas tradicionais e ingredientes que, com características peculiarmente regionais, possam estar em risco de desaparecer.

Esses roteiros incluem ainda aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo habitat da população local e refeições em restaurantes de chefs renomados. Toda essa programação é elaborada com foco no interesse comum dos participantes: a gastronomia.

Divulgação
Os roteiros incluem ainda aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes
Os roteiros incluem ainda aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes
“Por trás do ambiente natural conservado do Pantanal há uma população com peculiaridades culturais que desenvolveu técnicas sustentáveis de sobrevivência, muitas delas vinculadas à produção e consumo de alimentos”, explica a carta de apresentação do projeto.

OS IDEALIZADORES
Além de especialista em hospitalidade, Paulo Machado é fundador do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado em Campo Grande (MS) e apresentador do programa de TV Comitiva de Sabores, na TV MS Record.

Ele estudou e trabalhou em restaurantes da Europa e Brasil, já deu aulas de gastronomia e, desde 2013, promove o #foodsafaris para destinos brasileiros e internacionais.

Já Pollianna Thomé também graduada em Turismo, além de cozinheira. Ela atualmente ministra aulas em cursos de graduação em Gastronomia. “Sou sócia da operadora de turismo Bravo Brazil Expeditions que, junto com o Instituto Paulo Machado, criou o Food Safaris”, afirma.

“Adoro viajar e minha paixão em organizar e realizar os Food Safaris está em contribuir com a valorização da gastronomia dos lugares que visitamos”, completa.

O PRÊMIO
O prêmio dedicado ao projeto Brasil Food Safaris foi revelado durante uma simulação de entrevista com o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade. No meio da conversa, Andrade revelou que a empresa havia vencido a categoria Patrimônio Cultural.

Vale a pena conferir no vídeo que resume o evento virtual e estará disponível amanhã, a partir deste link.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados