WTM revela vencedores do Prêmio turismo Responsável; Brasil é gold
O evento virtual da WTM Latin America marcou a 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável
A WTM Latin America realizou hoje (29), em cerimonia virtual, a 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável. A premiação revelou os Gold e Silver Winners em quatro categorias: Melhor contribuição para a conservação da vida selvagem; Melhor atração do patrimônio cultural; Melhor iniciativa para redução da pobreza e inclusão e Melhor destino para o turismo responsável.
Ao todo, foram 53 inscritos, dos quais 13 foram selecionados como finalistas e quatro os vencedores do prêmio. “Reconhecer, apoiar e incentivar as boas iniciativas que se perpetuam em nosso mercado de forma sustentável e inteligente é o que desejamos com a entrega desse prêmio”, comentou o diretor da WTM Latin America, Simon Mayle., que falou na abertura da premiação.
Os projetos finalistas foram avaliados sobre seis aspectos: conquistas, influência, inovação, impacto para a comunidade local, gerenciamento e sustentabilidade do empreendimento e experiência do cliente. “Levamos em conta o fato das iniciativas serem viáveis, originais e replicáveis”, explicou o coordenador do Prêmio de Turismo Responsável na América Latina, Gustavo Pinto.
Da Colômbia a iniciativa Awake Travel foi o Gold Winner na categoria “conservação da vida selvagem”. A empresa tem por objetivo “inspirar e capacitar as pessoas a proteger a natureza", realizando um trabalho de acompanhamento e desenvolvimento de negócios turísticos que visem a conservação de ecossistemas e que tenham preocupações socioeconômicas.
Já na categoria “patrimônio cultural”, a Brasil Food Safaris, empresa brasileira foi a Gold Winner. A iniciativa promove a valorização das culturas regionais através do patrimônio alimentar, colocando grupo de viajantes em contato com pessoas ou comunidades que usem práticas tradicionais ou utilizem ingredientes que possam estar em risco de desaparecer.
A premiação da Brasil Food Safaris contou com a parceria da PANROTAS, que simulou uma entrevista com a diretora Polianna Thomé e no meio da conversa o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, revelou que ela era a grande vencedora na categoria Patrimônio Cultural, o que a deixou surpresa e emocionada com o reconhecimento.
A Expediciones Sierra Norte, do México, foi a Gold Winner na categoria “melhor iniciativa para redução da pobreza”. A iniciativa distribui os lucros das atividades turísticas realizadas nas comunidades com diversos prestadores de serviços, ao invés de uma única entidade. Dessa forma, permite que o turismo seja uma fonte de renda, mesmo como atividade complementar.
Por fim, na categoria “melhor destino para o turismo responsável”, o Instituto Costarricense de Turismo – ICT (da Costa Rica, foi o vencedor. Eles possuem certificados de sustentabilidade do Turismo, programas sociais para potencializar o desenvolvimento da atividade no país de forma sustentável, além de diversos programas em andamento há décadas.
Gustavo Segura, ministro do Turismo da Costa Rica participou da premiação com um vídeo agradecendo o reconhecimento e listando as ações sustentáveis da gesta no destino.
Os outros nove finalistas selecionados para concorrer ao prêmio receberão o selo Silver Winner, como forma de reconhecer o empenho e a relevância dos projetos para o setor. “O fato de chegarem como finalistas já é por si só um reconhecimento importante. Nosso papel é continuar incentivando essas iniciativas para que estejam cada vez mais estruturadas e legitimadas no mercado em que atuam. Parabéns a todos os vencedores”, finaliza a gerente de marketing da WTM Latin America, Thaís Del Ben.
Para quem perdeu e quiser assistir, a cerimônia de premiação ficará disponível no WTM Global Hub.
Ao todo, foram 53 inscritos, dos quais 13 foram selecionados como finalistas e quatro os vencedores do prêmio. “Reconhecer, apoiar e incentivar as boas iniciativas que se perpetuam em nosso mercado de forma sustentável e inteligente é o que desejamos com a entrega desse prêmio”, comentou o diretor da WTM Latin America, Simon Mayle., que falou na abertura da premiação.
Os projetos finalistas foram avaliados sobre seis aspectos: conquistas, influência, inovação, impacto para a comunidade local, gerenciamento e sustentabilidade do empreendimento e experiência do cliente. “Levamos em conta o fato das iniciativas serem viáveis, originais e replicáveis”, explicou o coordenador do Prêmio de Turismo Responsável na América Latina, Gustavo Pinto.
Da Colômbia a iniciativa Awake Travel foi o Gold Winner na categoria “conservação da vida selvagem”. A empresa tem por objetivo “inspirar e capacitar as pessoas a proteger a natureza", realizando um trabalho de acompanhamento e desenvolvimento de negócios turísticos que visem a conservação de ecossistemas e que tenham preocupações socioeconômicas.
Já na categoria “patrimônio cultural”, a Brasil Food Safaris, empresa brasileira foi a Gold Winner. A iniciativa promove a valorização das culturas regionais através do patrimônio alimentar, colocando grupo de viajantes em contato com pessoas ou comunidades que usem práticas tradicionais ou utilizem ingredientes que possam estar em risco de desaparecer.
A premiação da Brasil Food Safaris contou com a parceria da PANROTAS, que simulou uma entrevista com a diretora Polianna Thomé e no meio da conversa o editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, revelou que ela era a grande vencedora na categoria Patrimônio Cultural, o que a deixou surpresa e emocionada com o reconhecimento.
A Expediciones Sierra Norte, do México, foi a Gold Winner na categoria “melhor iniciativa para redução da pobreza”. A iniciativa distribui os lucros das atividades turísticas realizadas nas comunidades com diversos prestadores de serviços, ao invés de uma única entidade. Dessa forma, permite que o turismo seja uma fonte de renda, mesmo como atividade complementar.
Por fim, na categoria “melhor destino para o turismo responsável”, o Instituto Costarricense de Turismo – ICT (da Costa Rica, foi o vencedor. Eles possuem certificados de sustentabilidade do Turismo, programas sociais para potencializar o desenvolvimento da atividade no país de forma sustentável, além de diversos programas em andamento há décadas.
Gustavo Segura, ministro do Turismo da Costa Rica participou da premiação com um vídeo agradecendo o reconhecimento e listando as ações sustentáveis da gesta no destino.
Os outros nove finalistas selecionados para concorrer ao prêmio receberão o selo Silver Winner, como forma de reconhecer o empenho e a relevância dos projetos para o setor. “O fato de chegarem como finalistas já é por si só um reconhecimento importante. Nosso papel é continuar incentivando essas iniciativas para que estejam cada vez mais estruturadas e legitimadas no mercado em que atuam. Parabéns a todos os vencedores”, finaliza a gerente de marketing da WTM Latin America, Thaís Del Ben.
Para quem perdeu e quiser assistir, a cerimônia de premiação ficará disponível no WTM Global Hub.