Rio estuda antecipar feriados para conter a covid-19 com população em casa
Decisão oficial virá em pronunciamento marcado para hoje (22), às 17h
Os prefeitos Eduardo Paes (DEM) e Axel Grael (PDT), de Rio de Janeiro e de Niterói, respectivamente, reuniram hoje (22) os comitês científicos das duas cidades para definir o endurecimento das medidas de combate à pandemia de covid-19 na região. Na pauta está a criação de um um feriado prolongado, antecipando outros feriados que seriam cumpridos no decorrer do ano.
A decisão, ainda não oficializada, diminuiria a movimentação nos destinos entre os dias 26 de março a 4 de abril - que é o período de duração do feriado pretendido. A medida é semelhante a que foi tomada na capital paulista, com o mesmo objetivo.
Em sua conta nas redes sociais, Paes afirmou que o comitê de especialistas foi convocado para que as decisões sejam tomadas com base científica e não por opinião própria. “Aqui ninguém toma decisão de ‘orelhada’ ou por achismos”, disse o prefeito.
Procurada, a prefeitura informou que decisão e os detalhes dela devem ser conhecidos em pronunciamento marcado pelo próprio Paes para hoje, às 17h.
Caso a decisão das prefeituras seja confirmada, as medidas restritivas já em vigor devem ser ampliadas. Espaços como escolas, shoppings e até as praias devem ser fechados temporariamente, os bares e restaurantes devem diminuir a capacidade de atendimento e lojas em geral poderia funcionar apenas até às 17h. Em uma proposta intermediária, praias e parques seriam fechados, mas o comércio e os serviços ficariam abertos em horários alternados durante dia, com o toque de recolher mantido à noite.