Hotéis independentes representam 64,8% da oferta do País
Representatividade do segmento hoteleiro é trazida a tona durante I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes, realizado pela Nobile em São Paulo; detalhes
O papel do hoteleiro independente no cenário brasileiro nunca esteve tão claro quanto na pesquisa revelada nesta quinta (26) durante o I Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes. De acordo com o estudo, dos 537,4 mil quartos disponíveis na oferta nacional, 64,8%, ou 347,2 mil deles, são de empreendimentos sem pertencimento a redes. Os dados são da pesquisa Brasil em Números 2017, realizada pela da Jones Lang LaSalle.
Os hotéis de marcas nacionais representam 17,3% dessa oferta, ou 93,2 mil quartos, pouco atrás das marcas internacionais, com 96,3 mil apartamentos - 17,9% do share no País.
"Já passou do momento do mercado realizar eventos voltados a um setor que representa mais da metade dos apartamentos disponíveis no Brasil", argumentou o presidente do Grupo Nobile, Roberto Bertino, responsável por organizar o evento que acontece nesta quinta (26) com palestras que vão até as 18 horas.
Se contar apenas o número de empreendimentos, a representatividade das propriedades independentes cresce ainda mais: 89,1% dos hotéis do País, ou 9,1 mil deles, não contam com uma rede hoteleira por trás. As marcas nacionais correspondem a 5,6% deles, com 579 hotéis, e as internacionais, a 5,3%, com 548 propriedades.
TECNOLOGIA E VISIBILIDADE
Para Bertino, porém, falta para esse segmento uma maior oferta de soluções tecnológicas, como plataformas de fidelidade, e visibilidade - algo que tenta alcançar com a criação do Ameris by Nobile.
A nova marca, categorizada como softbrand pela empresa, visa proporcionar uma plataforma unificada para atuação junto a hotéis independentes do Brasil, com direito a benefícios de gestão, tecnologia e um sistema de GDS próprio - mas mantendo o hotel independente. A única contrapartida será a cessão de 10% do inventário para comercialização da Nobile.
"Anunciamos a um mês, mas lançamos hoje a nova marca, que já está aberta para negócios e parcerias com hotéis independentes", encerra.