Victor Fernandes   |   03/09/2020 10:00
Atualizada em 03/09/2020 10:13

62% dos países já possuem patrimônios Unesco abertos

Na esteira da pandemia, muitos governos tomaram medidas para restringir o movimento de pessoas.

Divulgação
A Unesco divulgou uma análise sobre o fechamento de sítios naturais e culturais de Patrimônio Mundial nos 167 países onde estão localizados. O mapa acima mostra que 63 países (38%) fecharam totalmente os sítios, enquanto 61 países (36%) mantiveram seus sítios abertos. Para 43 países (26%), o fechamento parcial foi indicado, o que inclui países que estão reabrindo locais gradualmente após a crise. Assim, 104 países (62%) já contam com algum sítio aberto.

A lista inclui um total de 1.121 sítios naturais, culturais e mistos de Patrimônio Mundial. Para alguns tipos de locais, como centros de cidades, conjuntos urbanos ou paisagens agrícolas, o acesso ainda pode ser possível a certas áreas públicas dos locais, enquanto outras partes do local podem ser fechadas, incluindo museus locais, centros de visitantes, edifícios religiosos ou emblemáticos.

Enquanto os locais estiverem fechados, as atividades de monitoramento da gestão do local podem continuar, especialmente para os locais naturais, incluindo unidades de combate à caça furtiva, monitoramento por imagens de satélite ou drones e intervenções de emergência, por exemplo em caso de incêndios.

As informações do mapa, com base nas principais tendências observadas em nível nacional, serão posteriormente atualizadas à medida que novos dados forem chegando. Confira a análise completa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados