2 experiências Disney/Star Wars que mudam a ida a um parque temático
Duas experiências prometem ir além do que se vê tradicionalmente em parques temáticos. Em Star Wars: Galaxys Edge, na Disney, você pode construir seu robô e sabre
Uma das grandes verdades (e anedotas) do mundo dos parques temáticos é que ao final de toda atração há uma lojinha com produtos relativos àqueles personagens vistos, além de mercadorias de necessidade geral, como comes e bebes, bonés, sandálias... Star Wars: Galaxy’s Edge, a inovadora área dedicada ao mundo de Star Wars (Guerra nas Estrelas) em Disneyland e Disney World, na Califórnia e Flórida, respectivamente, subverte (ou tentar subverter) esse conceito.
No planeta Batuu, não há cast members da Disney (até os crachás com nome estão com aspecto diferente, na “língua” local) e sim moradores do lugar, que vendem comida, bebida e mercadorias por créditos (curiosamente no mesmo valor do dólar americano) e cujos comércios ficam estrategicamente inseridos na história. Não há lojinha ao final das duas atrações (Millennium Falcon e Rise of the Resistance) e elas são tematizadas: uma com produtos da Resistência, outra que incentiva o alistamento à Primeira Ordem, quiosques espalhados pela área e um mercado central com bichinhos exóticos, produtos diferenciados de personagens da saga e comidas bem diferentes. Até a Coca-Cola está em uma embalagem exclusiva de Batuu, em formato de um explosivo.
Tudo só pode ser comprado ali, em Batuu. Não tem como comprar esses itens em outros parques e lojas Disney.
Até aí, já um avanço e tanto na forma como as mercadorias e comidas são inseridas nos parques e nas atrações da Disney. Mas há duas outras atrações exclusivas e bem especiais, que levam as experiências (de estar e consumir em um parque temático) a um outro patamar.
1 — CONSTRUA SEU DROID
Desde os primeiros filmes, ainda quando chamávamos a saga de Guerra nas Estrelas, os droids, como o R2-D2 e o C3-PO, caíram no gosto popular, de crianças e adultos (algo que se tentou, com relativo sucesso, nas continuações, com os Porgs e novos droids, como o BB8). No Droid Depot, uma loja com droids já montados, camisetas, bonés e mochilas, pode-se personalizar e montar seu próprio droid. Por US$ 99,99 (mais taxas), o visitante escolhe o modelo (da linha clássica R2 ou da mais recente, como o BB8), as cores e como será cada parte de seu droid. Tudo em frente a uma esteira rolante com dezenas de partes passando a sua frente.
Um funcionário do local, morador de Batuu, claro, ajuda nas escolhas e há também uma ilustração do que precisa ser escolhido: cabeça, pernas, peças para o droid deslizar... nada muito complexo. Escolha completada e o visitante segue para a montagem do seu droid. Tudo muito fácil, com alguns encaixes e poucos parafusos a serem apertados (novamente com auxílio de um funcionário). Muito fácil de montar.
Depois de montado o droid há uma ativação, uma aula para ensinar os movimentos que ele pode fazer e a parte prática. E nessa altura, já estamos apegados ao droid, colocamos nome e nem ligamos de pagarmos mais de 100 crédito, ou dólares, ou quase 500 reais no nosso amigo. Afinal, nós o criamos, construímos, ensinamos a andar... Abandoná-lo seria uma maldade. A atendente então coloca o droid em uma caixa personalizada, aberta na altura da cabeça para que dono e droid se vejam no trajeto para casa. O droid funciona à pilha, tem diversos apetrechos extras à venda e pode ser levado como babagem de mão. Ah sim, faça reserva para montar e comprar seu droid no Droid Depot em Galaxy’s Edge.
Essa Disney...
2 — QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ
A segunda experiência de compra exclusiva no mundo Disney/Star Wars é mais complexa e talvez seja mais indicada para iniciados (ou seja, fãs da saga). Mas garantimos que mesmo quem não seja fã, vai curtir o Savi’s Workshop, que fica em um local escondido, um lugar secreto onde os jedis vão construir seus sabres de luz (os light sabre). Novamente é preciso fazer a reserva antecipada (on-line, a partir de 180 dias antes da visita), e o sabre de luz, com a experiência, custa US$ 200 (mais taxas).
Entra-se em uma pequena sala, repleta de apetrechos, ajudantes e um mestre ao centro, que, com uma voz teatral (ou cinematográfica) começa seu discurso de apresentação já com as luzes baixas e a trilha sonora de Star Wars tocando ao fundo. “PQP”, é o que se exclama na hora, em todas as línguas. Fomos transportados em segundos para dentro de um filme, para uma experiência que parece real. E é, pois o mestre nos instrui a construir com intuição e desejos mais íntimos o nosso sabre.
Escolhemos as peças para a montagem (cada uma com um significado) e a cor do “laser” do sabre, que pode ser azul, como a de Obi-Wan Kenobi e Rey, verde, de Luke Skywalker, vermelha, de Kylo Ren e Darth Vader, ou violeta, como Mace Windu.
Depois da base montada, com ajuda dos moradores de Batuu, ela é colocada para ativação e quando ganha vida, sai com a luz/laser acoplada e com aqueles barulhos que amamos.
Tudo isso em uma terra diferenciada, que já tem duas atrações que nos fazem participar da ação como nos cinemas...
ASSISTA AO VÍDEO DO SAVI'S WORKSHOP ABAIXO