Google: cliente prioriza conteúdo na hora de decidir destino
Durante WTM Latin America, a empresa apresentou estudo sobre o processo do planejamento de viagem dos seus usuários
Na WTM Latin America, que acontece até quinta-feira dia 4 de abril, além de expositores, rodadas de negócios e encontros de capacitação, rolam também palestras ligadas ao Turismo. Na tarde deste dia 2, o destaque ficou por conta da apresentação "Como Fazer Parte do Planejamento de Viagens", com a líder de Insights para a Indústria de Turismo do Google, Aline Prado e Silva.
A ideia era propor uma reflexão sobre a trajetória do processo de escolha dos clientes na hora de planejar as férias. Eles prospectam informações, ou seja, antes da parte prática de efetivar a compra de passagem ou reserva de hotel, o viajante procura conteúdo e entretenimento. O processo começa muito antes do momento da compra da passagem aérea de fato, que costuma acontecer por volta de 16 dias antes do embarque.
A profissional explicou que, em 2019, a linguagem de vídeo toma corpo e se consolida como principal meio de informação para os viajantes. Cerca de 50% do usuários avaliados pelo Google utilizam o Youtube como fonte de informação, sendo que 52% do total começa o planejamento no Google.
Cada vez mais, quem trabalha com viagem precisa estar associado ao pilar conteúdo para expandir os negócios e apresentar seu produto. Idealmente respondendo perguntas que não foram feitas, surpreendendo, assim, os clientes.
Neste sentido, algumas marcas entenderam a necessidade de oferecer suas plataformas para fazerem parte da jornada, com dicas e informações sobre lugares e não, necessariamente, seu produtos. Assim, as empresas começam a conseguir ser determinantes na decisão de que tipo de viagem o consumidor fará "ainda que seus produtos sejam, historicamente, os últimos a serem escolhidos em uma viagem", explica Silva.