Leonardo Ramos   |   29/03/2018 11:08

Le Clos Lucé: o castelo francês onde morreu Da Vinci; fotos

Castelo de 1471, construído no Vale de Loire, foi a residência de Leonardo da Vinci nos seus últimos anos de vida; conheça sua história

Wikocommons/Nadègevillain
Na última semana, o blog Descobri Viajando, do Portal PANROTAS, contou um pouco sobre a rota de bicicleta La Loire à Vélo, a maior da França, com 800 quilômetros, e que cruza toda a região do Loire. Já nesta quarta (28), como uma forma de complemento do post, Silvia Helena, que dirige a empresa receptivo Hola Tour, resolveu contar um pouco mais sobre o Vale do Loire e seus castelos em seu blog Direto de Paris, também no Portal PANROTAS.

"Para exemplificar quanto o destino La Loire tem a oferecer, além dos vinhedos e paisagens ideais para passeios de bicicleta às margens do rio Loire e seus afluentes, o Vale do

Pela impossibilidade de comentar um pouco sobre todos eles, Silvia discorreu sobre o Le Clos Lucé, "um castelinho aparentemente menos importante, visto que foi construído em 1471 como um 'fief' ou 'reduto' do então Castelo Senhorial de Amboise".

A princípio chamado Mansão des Cloux, o local era uma espécie de casa de caseiro, entregue a um vassalo capaz de prover renda ou serviços ao senhor do Castelo de Ambroise, de quem era vizinho. Mais tarde (1490) foi comprado pelo rei Charles 8, tornando-se uma residência de verão dos reis franceses.

O que fez da mansão realmente famosa, porém, foi um de seus moradores mais ilustre: o italiano Leonardo da Vinci. Aos 64 anos, o artista, engenheiro e pintor "deixou Roma, atravessou a Itália trazendo seus cadernos de desenhos e três pinturas: a Mona Lisa; A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana; e João, para se instalar no Clos Lucé", conta a Sandra em seu blog.

Clique neste link e confira fotos do local restaurado para como era nos tempos em que Da Vinci morou no local, assim como um pouco mais da história do castelo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados