Artur Luiz Andrade   |   03/08/2020 10:30
Atualizada em 03/08/2020 17:52

TRVL LAB traz 15 dicas para a retomada das viagens

Consumidor quer viajar em 2021 e está de olho em oportunidades de última hora para 2020


A terceira edição do PULSO TURISMO E COVID-19, pesquisa do TRVL LAB que mede e analisa o impacto da pandemia na indústria de Viagens e Turismo, foi lançada em primeira mão pela Revista PANROTAS 1.434, na sexta-feira, 31 de julho, e traz o comportamento do consumidor de viagens e do empresário do setor nesse período pré-retomada dos negócios.

Foram ouvidos, no começo de julho, 419 viajantes e 300 empresas de Turismo (85% delas agências de viagens). Nessa terceira pesquisa foram incluídas novas perguntas (como sobre os canais de compra das viagens pelos passageiros), mas a base principal permanece a mesma, para que possamos ter uma comparação entre março (mês da primeira pesquisa), maio (quando fizemos a segunda) e agora julho, mostrando a evolução do viajante e do empresário.

A pesquisa completa pode ser baixada gratuitamente em www.trvl.com.br. Nela, você tem todos os gráficos, incluindo comparações das três edições, além da análise detalhada e de conclusões com sugestões, que é o diferencial do TRVL LAB.

LIVE AMANHÃ
Carolina Sass de Haro, da MAPIE e TRVL LAB, e José Guilherme Alcorta, da PANROTAS e TRVL LAB, estarão amanhã, terça-feira, dia 4, às 11h30, no Portal e Facebook PANROTAS, ao lado de Francisco Neto, da Aviva, e de Rafael Peccin, do Grupo Casa Hotéis, do Rio Grande do Sul, debatendo e analisando os dados da terceira pesquisa PULSO TURISMO E COVID-19, do TRVL LAB.

A seguir, separamos os 15 insights da pesquisa, que estão detalhados na Revista PANROTAS (leia aqui).

1 – CONSUMIDOR JÁ SE DECIDIU
Dos viajantes que foram impactados pela covid-19 com cancelamentos de seus planos de viagem, a maioria já tomou ações em relação a quando viajar: mais de 50% adiaram as viagens e a maioria dos que adiaram (33%) o fizeram para 2021. Ou seja, as oportunidades estão em vendas para o próximo ano e, como veremos a seguir, em oportunidades de última hora para 2020.

2 – BRASILEIRO QUER VIAJAR
Mas precisa de confiança para isso. Os índices de quem garante que irá viajar este ano estão baixos, mas o desejo de viajar continua alto: 65% dos consumidores continuam ativamente de olho em oportunidades de pacotes, preços, promoções...

3 – POLARIZAÇÃO – entenda de que lado seu cliente está
Há uma polarização de opiniões que se reflete na intenção de viajar. Portanto, é preciso que o profissional de Viagens entenda o tempo de seu cliente. Se ele tem na mente que só vai viajar depois da vacina, não adianta apresentar bilhete para Miami a US$ 350. Se ele quer garantias de segurança, converse sobre protocolos e mostre o que as empresas e destinos estão fazendo. Se ele precisa viajar, é outro enfoque. Ou seja, nada de mandar mala direta promocional para todo mundo aleatoriamente.

4 – FOQUE NO TOPO DA PIRÂMIDE
A pesquisa mais uma vez mostrou que os orçamentos estão reduzidos após a pandemia (37% afirmaram que terão menos verba para viajar). Mas não para a parcela da população que ganha mais de R$ 12 mil. No recorte por renda, esses viajantes estão com quantidade igual ou até maior de dinheiro para viajar. A parcela mais afetada foi a que ganha entre R$ 3 mil e R$ 8 mil.

5 – O NORDESTE CONTINUA EM ALTA
Pelo menos na intenção de viagens. Portanto, continue informando seu passageiro sobre as reaberturas das cidades e as opções de roteiros pelo Nordeste. Praias regionais e cidades a 200 quilômetro da origem dos consumidores também estão em alta, como nas demais pesquisas.

6 – A REABERTURA FAZ A DIFERENÇA
A Europa passou a Serra Gaúcha e a América do Sul na intenção de viagens dos consumidores. Isso porque a pesquisa foi feita bem no momento em que vários países europeus estavam reabrindo suas fronteiras, mesmo ainda com restrições a brasileiros.

7 – MEDO DE VIAJAR X MEDO DA EXPERIÊNCIA
O medo de viajar diminuiu em relação às pesquisas anteriores, mas o passageiro revela apreensão em relação à experiência. Será que ela vai ser tão boa quanto antes da pandemia? Mostre ao cliente que há opções de viagem segura no ambiente pós-pandemia, com protocolos, medidas de saúde tomadas por destinos e empresas...
Nesta terceira edição, foram incluídas perguntas sobre viagens realizadas desde março de 2020. O grau de satisfação entre os que viajaram foi elevado, com média 4 de 5. A percepção de segurança foi de 3,8 de 5.

8 – APOSTA NO NACIONAL E NA ÚLTIMA HORA
As empresas já mostram sinais tímidos de retomada e confirmam que os clientes buscam destinos nacionais, escapadas e reservas de última hora.

9 – NOVO NORMAL
O viajante quer aderir aos protocolos de segurança. Mas alguns procedimentos novos encontram resistência. Os pontos que encontram mais questionamentos por parte dos viajantes são a não arrumação diária do apartamento nos hotéis e a ausência de monitoria para crianças sem a presença dos pais.

10 – SAÚDE FÍSICA E MENTAL
Perguntados os viajantes sobre os sentimentos, 57,80% afirmaram estar ansiosos/preocupados com a situação sanitária do país, 49,24% com a situação econômica e 48,62% com a situação política. E 33,03% afirmaram que há dias em que se sentem ansiosos e/ou tristes e 35,17% refletiram sobre suas prioridades na vida.
As viagens precisam ter propósitos alinhados com esses sentimentos.

11 – O QUE FAZER ATÉ 2021?
A expectativa de normalização dos negócios para os empresários do setor está mais pessimista, sendo que nesta terceira edição a maioria apontou que ela acontecerá no segundo semestre de 2021. É o momento de repensar o negócio e isso inclui fazer parcerias (até com concorrentes que complementem o seu business), vender produtos novos (aluguel mensal de carro, hospedagem alternativa, cursos on-line, serviços agregados à viagem, novos nichos, novos destinos) e se qualificar para o novo momento pós-crise (você sabe organizar e vender eventos on-line, por exemplo?).

12 – SUAS AÇÕES ESTÃO SENDO MONITORADAS
Viajantes seguem de olho nos acontecimentos e nas empresas de Turismo, com 51,68% afirmando que pretendem deixar de comprar de marcas que não tratem seus clientes e colaboradores de forma adequada durante a pandemia.

13 – CLIENTE É MULTICANAL
Na pergunta sobre os canais utilizados nos últimos 12 meses para comprar viagens, era possível marcar todas as opções utilizadas, somando, portanto, mais que 100%. Os canais diretos tiveram 66,06%, enquanto os indiretos somaram 71,87%. O consumidor é multicanal. Segmentando, 48,93% dos respondentes afirmaram terem comprado viagens diretamente do site do fornecedor nos últimos 12 meses; 34,25% compraram de agências on-line; 27,22% de uma agência ou operadora de viagens; 10,40% de um profissional independente; 9,79% via e-mail ou telefone diretamente do fornecedor e 7,34% em uma loja física.

Quanto à satisfação com a compra destes canais, podendo avaliar de 1 a 10, sendo 10, completamente satisfeito, a nota média foi de 7,4, sendo que o canal mais satisfatório foi o direto, seguido por agências e operadoras.

14 – CONTINUE INSPIRANDO SEUS CLIENTES
A pesquisa do TRVL LAB conclui que as empresas de Turismo precisam fortalecer o vínculo com os clientes, por meio de ações de relacionamento e inspirando viagens futuras, já que viajar continua sendo parte da lista de desejos de muitos brasileiros. Com protocolos, com vacinas e com novos hábitos, as viagens vão voltar e a relação de confiança com o profissional de Turismo será fundamental no pós-pandemia.

15 – MANTENHA-SE BEM INFORMADO
76% das empresas respondentes disseram que a principal fonte de informação são os sites B2B, como o Portal PANROTAS. A dica é: fique de olhos e ouvidos abertos para as informações que trazemos em lives, notícias, pesquisas, entrevistas, vídeos e em nossas redes sociais. Fazemos uma curadoria das principais notícias e as espalhamos por todos os nossos canais (como no Telegram, onde enviamos uma análise diária dos fatos), para que você não perca o que é relevante.

Baixe gratuitamente a pesquisa completa PULSO TURISMO E COVID-19 3ª EDIÇÃO em www.trvl.com.br. E nos encontre amanhã, terça-feira, 4 de agosto, 11h30, na live no Portal e Facebook PANROTAS.

OUTROS DESTAQUES
Também nesta edição trazemos dicas de como ser a TMC ideal para os clientes, pesquisa sobre o futuro dos eventos lançada semana passada na live Prime Time e os principais destaques do mercado.

Leia a Revista PANROTAS 1.434 abaixo.


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