EUA prepara reconhecimento facial de 97% dos passageiros
Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos trabalha em parceria com aeroportos e companhias aéreas para atingir a meta
O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos revelou que a U.S. Customs and Border Protection (Alfândega e Proteção de Fronteiras) está trabalhando para implementar a tecnologia de saída biométrica, que utiliza câmeras integradas com soluções de biometria.
O objetivo é abranger mais de 97% dos viajantes aéreos comerciais nos próximos quatro anos, de acordo com o portal Phocus Wire. Em setembro do ano passado, 15 aeroportos já utilizavam a tecnologia de reconhecimento facial para viajantes que saem do país.
As fotos são tiradas na entrada ou saída do país e são combinadas com imagens existentes de solicitações de passaporte e pedidos de visto, por exemplo. A CBP já utilizou o sistema de reconhecimento facial em mais de dois milhões de passageiros de 15 mil voos e confirmou que sete mil destes viajantes ultrapassaram o tempo dos seus vistos. Sem o sistema de reconhecimento facial, esse tipo de verificação é feito por meio de dados como nome e número do passaporte.