Tráfego doméstico do Brasil recupera 96% dos níveis de 2019
Já o tráfego global em novembro de 2022 aumentou 41,3% em comparação com novembro de 2021
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou que a recuperação das viagens aéreas continuou até novembro de 2022.
O tráfego total em novembro de 2022 (medido em receita de passageiros por quilômetro ou RPKs) aumentou 41,3% em comparação com novembro de 2021. Globalmente, o tráfego está agora em 75,3% dos níveis de novembro de 2019.
O tráfego internacional aumentou 85,2% em relação a novembro de 2021. A Ásia-Pacífico continuou relatando os resultados ano a ano mais fortes, com todas as regiões mostrando melhora em comparação com o ano anterior. Os RPKs internacionais de novembro de 2022 atingiram 73,7% dos níveis de novembro de 2019.
O tráfego doméstico para novembro de 2022 aumentou 3,4% em relação a novembro de 2021, com as restrições de viagens na China continuando a diminuir o resultado global. O tráfego doméstico total de novembro de 2022 foi de 77,7% do nível de novembro de 2019.
“Os resultados do tráfego em novembro reforçam que os consumidores estão desfrutando plenamente da liberdade de viajar. Infelizmente, as reações à reabertura das viagens internacionais pela China em janeiro nos lembram que muitos governos ainda estão fazendo política científica quando se trata de covid-19 e viagens. Epidemiologistas, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e outros disseram que a reintrodução de testes para viajantes da China pouco pode fazer para conter um vírus que já está presente em todo o mundo. E as objeções da China a essas medidas políticas são comprometidas por seus próprios requisitos de teste antes da partida para pessoas que viajam para a China. Os governos devem se concentrar em usar as ferramentas disponíveis para gerenciar o covid-19 com eficácia – incluindo tratamentos e vacinas aprimorados – em vez de repetir políticas que falharam repetidamente nos últimos três anos”, disse o diretor-geral da Iata, Willie Walsh.
O tráfego de novembro das operadoras europeias aumentou 45,3% em relação a novembro de 2021. A capacidade aumentou 25,1% e o fator de carga subiu 11,6 pontos percentuais para 83,6%, o maior entre as regiões.
As companhias aéreas do Oriente Médio tiveram um aumento de tráfego de 84,6% em novembro em comparação com novembro de 2021. A capacidade de novembro aumentou 45,4% em relação ao período do ano anterior e a taxa de ocupação aumentou 16,5 pontos percentuais para 77,7%.
As operadoras norte-americanas tiveram um aumento de tráfego de 69,9% em novembro em relação ao período de 2021. A capacidade aumentou 45,5% e o fator de carga subiu 11,6 pontos percentuais para 81,0%.
O tráfego de novembro das companhias aéreas latino-americanas aumentou 59,2% em comparação com o mesmo mês de 2021. A capacidade de novembro aumentou 55,6% e o fator de ocupação aumentou 1,9 pontos percentuais, para 82,9%.
As companhias aéreas africanas tiveram um aumento de 83,5% nos RPKs de novembro em relação ao ano anterior. A capacidade de novembro de 2022 aumentou 48,4% e a taxa de ocupação aumentou 14,2 pontos percentuais para 74,3%, a menor entre as regiões.
O tráfego doméstico nos EUA aumentou 5,0% em novembro em comparação com novembro de 2021, elevando-o para 99% do nível de novembro de 2019.
O tráfego total em novembro de 2022 (medido em receita de passageiros por quilômetro ou RPKs) aumentou 41,3% em comparação com novembro de 2021. Globalmente, o tráfego está agora em 75,3% dos níveis de novembro de 2019.
O tráfego internacional aumentou 85,2% em relação a novembro de 2021. A Ásia-Pacífico continuou relatando os resultados ano a ano mais fortes, com todas as regiões mostrando melhora em comparação com o ano anterior. Os RPKs internacionais de novembro de 2022 atingiram 73,7% dos níveis de novembro de 2019.
O tráfego doméstico para novembro de 2022 aumentou 3,4% em relação a novembro de 2021, com as restrições de viagens na China continuando a diminuir o resultado global. O tráfego doméstico total de novembro de 2022 foi de 77,7% do nível de novembro de 2019.
“Os resultados do tráfego em novembro reforçam que os consumidores estão desfrutando plenamente da liberdade de viajar. Infelizmente, as reações à reabertura das viagens internacionais pela China em janeiro nos lembram que muitos governos ainda estão fazendo política científica quando se trata de covid-19 e viagens. Epidemiologistas, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e outros disseram que a reintrodução de testes para viajantes da China pouco pode fazer para conter um vírus que já está presente em todo o mundo. E as objeções da China a essas medidas políticas são comprometidas por seus próprios requisitos de teste antes da partida para pessoas que viajam para a China. Os governos devem se concentrar em usar as ferramentas disponíveis para gerenciar o covid-19 com eficácia – incluindo tratamentos e vacinas aprimorados – em vez de repetir políticas que falharam repetidamente nos últimos três anos”, disse o diretor-geral da Iata, Willie Walsh.
MERCADOS INTERNACIONAIS
As companhias aéreas da Ásia-Pacífico tiveram um aumento de 373,9% no tráfego de novembro em comparação com novembro de 2021, que foi a taxa ano a ano mais forte entre as regiões. A capacidade aumentou 159,2% e o fator de carga aumentou 35,9 pontos percentuais para 79,2%.O tráfego de novembro das operadoras europeias aumentou 45,3% em relação a novembro de 2021. A capacidade aumentou 25,1% e o fator de carga subiu 11,6 pontos percentuais para 83,6%, o maior entre as regiões.
As companhias aéreas do Oriente Médio tiveram um aumento de tráfego de 84,6% em novembro em comparação com novembro de 2021. A capacidade de novembro aumentou 45,4% em relação ao período do ano anterior e a taxa de ocupação aumentou 16,5 pontos percentuais para 77,7%.
As operadoras norte-americanas tiveram um aumento de tráfego de 69,9% em novembro em relação ao período de 2021. A capacidade aumentou 45,5% e o fator de carga subiu 11,6 pontos percentuais para 81,0%.
O tráfego de novembro das companhias aéreas latino-americanas aumentou 59,2% em comparação com o mesmo mês de 2021. A capacidade de novembro aumentou 55,6% e o fator de ocupação aumentou 1,9 pontos percentuais, para 82,9%.
As companhias aéreas africanas tiveram um aumento de 83,5% nos RPKs de novembro em relação ao ano anterior. A capacidade de novembro de 2022 aumentou 48,4% e a taxa de ocupação aumentou 14,2 pontos percentuais para 74,3%, a menor entre as regiões.
MERCADOS DOMÉSTICOS
Os RPKs domésticos do Brasil subiram 5,1% em novembro em comparação com novembro de 2021 e agora estão em 96,2% dos níveis de 2019.O tráfego doméstico nos EUA aumentou 5,0% em novembro em comparação com novembro de 2021, elevando-o para 99% do nível de novembro de 2019.