Novo secretário da Senacon quer diálogo permanente com setor aéreo
Em reunião, Abear apresentou a agenda do mercado e os indicadores das empresas associadas
A direção da Abear e suas associadas Gol e Latam, além de representantes da Iata, estiveram com o secretário Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Wadih Damous, e com o diretor do Departamento de Proteção do Consumidor da Senacon, Ricardo Blattes, para abrir um canal de comunicação do setor com o governo federal.
Segundo Damous, a Senacon pretende estabelecer uma agenda permanente de encontros com o setor aéreo, buscando soluções para os casos mais recorrentes de manifestações de passageiros no Consumidor.gov, plataforma acompanhada pelo Governo Federal. "Estamos sistematizando e buscando exemplos práticos do que os passageiros mais sinalizam na ferramenta. Queremos ter uma conversa permanente com as aéreas, e estamos de acordo com o enfrentamento de temas que foram destacados, como a excessiva judicialização e o caso dos passageiros indisciplinados", afirmou.
Ao apresentar a agenda do setor aéreo e os indicadores das empresas no Consumidor.gov, a diretora de Relações Institucionais da Abear, Jurema Monteiro, relembrou que as empresas aéreas representam um dos primeiros setores a aderir à plataforma, e que recentemente apresentaram melhora em todos os índices no 4º trimestre de 2022. Além disso, a executiva ressaltou a importância de uma atuação conjunta em prol da desativação dos chamados 'sites abutres', que se aproveitam de lacunas na legislação para inflar a quantidade de processos judiciais.
Novos encontros serão realizados com a participação das associações, das aéreas e de órgãos que atuam no tema do consumidor, como a Anac. Participaram da agenda a gerente de Assuntos Regulatórios da Latam, Tatiane Viana, a gerente do Contencioso da Gol, Luana Zucchini, e o diretor de Relações Institucionais da Iata no Brasil, Marcelo Pedroso.
Segundo Damous, a Senacon pretende estabelecer uma agenda permanente de encontros com o setor aéreo, buscando soluções para os casos mais recorrentes de manifestações de passageiros no Consumidor.gov, plataforma acompanhada pelo Governo Federal. "Estamos sistematizando e buscando exemplos práticos do que os passageiros mais sinalizam na ferramenta. Queremos ter uma conversa permanente com as aéreas, e estamos de acordo com o enfrentamento de temas que foram destacados, como a excessiva judicialização e o caso dos passageiros indisciplinados", afirmou.
Ao apresentar a agenda do setor aéreo e os indicadores das empresas no Consumidor.gov, a diretora de Relações Institucionais da Abear, Jurema Monteiro, relembrou que as empresas aéreas representam um dos primeiros setores a aderir à plataforma, e que recentemente apresentaram melhora em todos os índices no 4º trimestre de 2022. Além disso, a executiva ressaltou a importância de uma atuação conjunta em prol da desativação dos chamados 'sites abutres', que se aproveitam de lacunas na legislação para inflar a quantidade de processos judiciais.
Novos encontros serão realizados com a participação das associações, das aéreas e de órgãos que atuam no tema do consumidor, como a Anac. Participaram da agenda a gerente de Assuntos Regulatórios da Latam, Tatiane Viana, a gerente do Contencioso da Gol, Luana Zucchini, e o diretor de Relações Institucionais da Iata no Brasil, Marcelo Pedroso.