Rebranding: Latam já não tem aeronaves com marca TAM na frota brasileira
O rebranding da frota foi executado no Latam MRO, a unidade de manutenção do Grupo Latam
A Latam acaba de concluir o projeto de rebranding de toda sua frota brasileira - composta por 109 aeronaves dos modelos Airbus A319, A320 e A321 - com a pintura da marca e identidade definidas pelo grupo após fusão entre LAN e TAM em 2012. Mais nenhuma aeronave carrega o logotipo da TAM.
O rebranding da frota foi executado no Latam MRO (sigla para Maintenance, Repair and Overhaul; ou Manutenção, Reparo e Revisão Geral), a unidade de manutenção do Grupo Latam localizada em São Carlos, interior de São Paulo. Ao todo, 48 profissionais trabalharam por mais de 1.500 horas, cada um, no Latam MRO, já reconhecido por projetos como o de reconfiguração e modernização dos interiores das cabines de aeronaves Latam, o chamado retrofit.
“A pintura dos aviões foi mais um dos projetos da Latam que tivemos que repensar e buscar ter o melhor aproveitamento diante do cenário da pandemia. Assim como muitos que estavam em andamento, tivemos que interromper e depois retomar, quando vimos que as coisas estavam melhorando e havia uma oportunidade única ao ter vários aviões fora de operação. Agora, poder ver esse projeto tão significativo concluído, ainda mais no cenário de retomada, sem dúvidas, é uma grande conquista para nós!”, afirma o diretor de Manutenção da Latam Brasil, Alexandre Peronti.
O projeto de rebranding da marca também envolve mais nove aeronaves que operam no Chile, Colômbia e no Peru. A pintura das aeronaves dessas afiliadas também será realizada pelos profissionais do Latam MRO, em São Carlos. A previsão é de atualizar a frota desses países até o final de janeiro de 2022.
CONCLUSÃO DA PINTURA
Foi em 2016 que a companhia deu início ao projeto de pintura da marca Latam em todas as suas aeronaves. Em busca de otimizar os custos e manter a qualidade, a companhia optou pela pintura parcial das aeronaves em outubro de 2020. Para isso, foi utilizada uma técnica que consiste em aplicar a nova imagem e as cores principais.
Dividido em quatro etapas, o projeto da pintura parcial tem início com a aplicação de removedor de tinta somente na cauda da aeronave para retirar a antiga logo. Na segunda fase, uma lixadeira entra em cena para retirar as cores da fuselagem e da asa. Então, na terceira etapa, a pintura da nova marca é desenhada no avião e, na última fase, ocorre a aplicação verniz para garantir brilho, durabilidade e evitar atrito do ar.
Todo o processo de pintura parcial adotado pela equipe do LATAM MRO, em São Carlos, permite economia de 47% no uso de tinta e de tempo na execução do projeto, quando comparado à pintura total. Com o andamento do projeto, a companhia também aproveitou para incluir pela primeira vez a pintura da marca Latam na barriga das aeronaves.
Para tornar o projeto possível, profissionais de diversas áreas do Latam MRO, incluindo técnicos de manutenção e de pintura, ficaram cinco dias dedicados à atualização de cada aeronave. Foram, ao todo, 1.240 horas de cada profissional dedicadas à pintura total e 560 horas de cada profissional dedicadas à pintura parcial. Cerca de 500 litros de tinta e 120 litros de verniz foram usados para todo o projeto.