Latam busca adaptações a 'mudanças definitivas' na aviação
CEO Jerome Cadier aborda essas perspectivas no evento Latam Experience
A pandemia de covid-19 transformou a aviação para sempre. Ao menos a Latam Airlines já trabalha com estratégias totalmente diferentes de 2019 em vários aspectos, do perfil de passageiro à antecedência de compra, da mudança na jornada do cliente às novas prioridades que o mundo pede às companhias aéreas.
No Latam Experience, evento realizado entre hoje e amanhã pela empresa, o CEO Jerome Cadier abordou essa perspectiva. A mudança na dinâmica corporativa do período pandêmico afeta diretamente o mercado da aviação, em sua concepção.
"A pandemia causou um boom de ferramentas tecnológicas que vai mudar o perfil de viagens para sempre. Basta ver a quantidade de reuniões que hoje fazemos virtualmente e não mais presenciais. Isso fez com que a companhias continuassem operando e fosse tão produtivas sem um volume tão grande de encontros presenciais e, consequentemente o número de viagens corporativas despencou", avalia Cadier.
VIAGENS CORPORATIVAS X VIAGENS A LAZER
Isso significa que o número de passageiros corporativos será menor do que antigamente?
"Negativo", prevê o CEO da Latam. "O número de passageiros e viagens corporativas será até maior do que 2019, mas a proporção total das viagens, isso sim, reduziu e provavelmente não voltará aos patamares de 2019. Essa é uma das mudanças mais importantes, pois ao alterar a natureza do passageiro e o motivo pelo qual ele viaja, altera-se também seu comportamento de compra."
Portanto, mais viagens a lazer, menos a viagens negócios, o que por sua vez dá maior antecedência de compra e diminuem o tíquete médio. "Apesar de recuperarmos as tarifas em valores de antes, temos menos gente comprando com curta antecipação, então o preço médio cai. Essa é uma mudança que provavelmente vai ficar", avalia Jerome Cadier, acrescentando que as viagens corporativas estão reaquecendo mais ainda timidamente. "As empresas precisam estar preparadas", completa.
VELOCIDADE DE PLANEJAMENTO
Outra mudança crucial à qual está estão submetidas as companhias aéreas é a necessidade de se adaptar rapidamente às variações do mercado, da política, da economia, do planeta. Assim como as próprias regras dos países em relação a comprovantes de vacina, testes PCRs e documentação.
"Nosso prazo e nossa capacidade de se planejar tiveram de mudar. Não sabemos se as variantes da covid-19 podem impactar o volume de voos, as vendas. Não sabemos se a redução das barreiras entre países vai se alterar e com que velocidade. Temos de acostumar com um mundo muito mais veloz em termos de planejamento do que era antes. Quem não tiver agilidade e flexibilidade para reagir às demandas."
Uma das mudanças trazidas pelo Chapter 11 da Latam foi justamente os contratos da companhia com os fornecedores de aeronaves, que segundo a aérea permitirá mudanças ágeis em gestão de destinos e frota.
EXPECTATIVA DO PASSAGEIRO
Ao voar, o cliente espera menos contato humano. O mesmo profissional que já está acostumado com reuniões virtuais é o consumidor que pretende ter uma experiência muito mais simples e facilitada em toda sua jornada de voo.
"O cliente espera isso da companhia, espera que as coisas se resolvam mais facilmente nas ferramentas digitais. É fundamental para a Latam investir bastante em tecnologia. Na facilidade com a qual o passageiro lida com a companhia. Vocês verão muito mais quiosque e ferramenta de autoatendimento para realizar vários serviços da Latam, para resolver desafios ao longo da viagem, como despachar bagagem." De fato, em seu hub em Guarulhos a Latam está priorizando o autodespacho em voos nacionais.
Outra experiência que veio para ficar é o desembarque por fileiras. "Algo simples que foi implementado durante a pandemia que está sendo muito elogiado pelos nossos clientes. Vamos manter o desembarque por fileiras, pois gera menos tumulto e ansiedade nos passageiros. O feedback foi extremamente positivo."
EVENTO SEGUE ATÉ AMANHÃ
O Latam Experience ainda terá uma sexta-feira repleta de conteúdo. A inscrição é gratuita em www.latamexperience.com.br