Conheça o projeto do A380 de luxo para executivos e chefes de Estado
Aeronaves privadas de luxo estão sendo desenvolvidas por empresa suíça, que deve converter A380s aposentados no transporte de alto padrão para executivos e chefes de Estado
Converter um Airbus A380 usado em uma aeronave particular de luxo VVIP (considerado um nível acima do VIP): essa é a ideia da empresa suíça Sparfell & Partners, líder em comércio de aviões no país europeu.
Com a transformação, o avião seria dividido em duas áreas diferentes: uma no piso superior, reservada para área de luxo dedicada aos proprietários do avião; e uma no piso inferior, onde até 250 funcionários poderiam trabalhar.
Para o presidente da empresa, Philip Queffelec, o novo modelo VVIP A380 tem como objetivo ser um transporte de luxo para altos executivos, ou até de chefes de Estado. O preço seria inclusive uma pechincha, na visão de Queffelec: US$ 300 milhões, quase US$ 150 milhões abaixo do valor de um A380 totalmente novo da Airbus.
AS AERONAVES
A Sparfell & Partners dispõe de quatro A380-800 para efetuar a conversão. Eles foram retirados da aviação comercial em novembro do ano passado quando a Singapore Airlines, que alugava as aeronaves, finalizou o contrato de locação com o grupo alemão Dr. Peters, proprietário dos aviões. Atualmente eles estão estacionados em Toulouse, na França, aguardando a possível transformação em uma aeronave privada de luxo.
Embora tenham acumulado inúmeras horas de voo em rotas de longa distância, as aeronaves eles tem muito menos ciclos (decolagem, voo e pouso) do que aviões menores; ou seja, boa parte de seu equipamento tem apenas meia-vida utilizada.
O projeto de conversão foi criado pela empresa suíça em parceria com a Winch Design, empresa britânica conhecida por desenvolver o design de iates de luxo, e com a Jet Aviation, grupo suíço especializado em manutenção e conversão de aviões.
Com a transformação, o avião seria dividido em duas áreas diferentes: uma no piso superior, reservada para área de luxo dedicada aos proprietários do avião; e uma no piso inferior, onde até 250 funcionários poderiam trabalhar.
Para o presidente da empresa, Philip Queffelec, o novo modelo VVIP A380 tem como objetivo ser um transporte de luxo para altos executivos, ou até de chefes de Estado. O preço seria inclusive uma pechincha, na visão de Queffelec: US$ 300 milhões, quase US$ 150 milhões abaixo do valor de um A380 totalmente novo da Airbus.
AS AERONAVES
A Sparfell & Partners dispõe de quatro A380-800 para efetuar a conversão. Eles foram retirados da aviação comercial em novembro do ano passado quando a Singapore Airlines, que alugava as aeronaves, finalizou o contrato de locação com o grupo alemão Dr. Peters, proprietário dos aviões. Atualmente eles estão estacionados em Toulouse, na França, aguardando a possível transformação em uma aeronave privada de luxo.
Embora tenham acumulado inúmeras horas de voo em rotas de longa distância, as aeronaves eles tem muito menos ciclos (decolagem, voo e pouso) do que aviões menores; ou seja, boa parte de seu equipamento tem apenas meia-vida utilizada.
O projeto de conversão foi criado pela empresa suíça em parceria com a Winch Design, empresa britânica conhecida por desenvolver o design de iates de luxo, e com a Jet Aviation, grupo suíço especializado em manutenção e conversão de aviões.