Boeing consegue aprovação para 'asas dobráveis' dos novos 777X
FAA aprovou o novo sistema de pontas de asas retráteis para a nova série de aeronaves da montadora norte-americana
O órgão responsável pelo controle da aviação civil nos Estados Unidos, Federal Aviation Administration (FAA), aprovou o sistema de pontas de asas dobráveis dos novos Boeing 777X. Essa solução chega para 'encurtar' a largura das aeronaves, como, por exemplo, os Airbus 380, que têm atuação limitada a alguns aeroportos por conta da envergadura.
Com as wingtips, as aeronaves poderão recolher a ponta das asas durante o táxi e estacionamento. No caso dos 777X, a envergadura passará de 72 metros para 65 quando o recurso for ativado.
A aprovação da FAA passou, principalmente, por certificações de segurança. Um mecanismo para impedir que a ponta se retraia durante o voo e alertas para que o piloto saiba que ela está na posição certa foram apenas algumas das preocupações. Conforme revelado pelo portal Airway, a Boeing ainda terá de provar que o sistema é à prova de destravamentos acidentais.
Os primeiros aviões da nova série 777X deverão ser entregues a partir de 2020 com a nova tecnologia das wingtips como grande diferencial.
Com as wingtips, as aeronaves poderão recolher a ponta das asas durante o táxi e estacionamento. No caso dos 777X, a envergadura passará de 72 metros para 65 quando o recurso for ativado.
A aprovação da FAA passou, principalmente, por certificações de segurança. Um mecanismo para impedir que a ponta se retraia durante o voo e alertas para que o piloto saiba que ela está na posição certa foram apenas algumas das preocupações. Conforme revelado pelo portal Airway, a Boeing ainda terá de provar que o sistema é à prova de destravamentos acidentais.
Os primeiros aviões da nova série 777X deverão ser entregues a partir de 2020 com a nova tecnologia das wingtips como grande diferencial.
*Fonte: Airway