Aéreas debatem remarcação e cancelamento de bilhetes na Câmara
Jurema Monteiro, presidente da Abear, destacou a eficiência dos serviços prestados pelas companhias
A Abear debateu, nesta quarta-feira (10) em audiência na Câmara dos Deputados, as políticas de cancelamento e remarcação de bilhetes aéreos. A Audiência Pública ocorreu na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) e foi requerida pelo deputado federal Márcio Marinho (REP/BA). “São questões importantes que devemos debater e entender o lado das empresas aéreas”, disse o parlamentar na abertura da sessão.
A presidente da entidade, Jurema Monteiro, destacou a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas. “O ideal é não ter reclamações, mas num setor como o nosso, com mais de 2,2 mil decolagens diárias, naturalmente existem questões que precisam ser tratadas e encaminhadas. O último levantamento do Consumidor.gov, por exemplo, traz evidências do esforço das empresas em melhorar o atendimento, tendo um aumento de 12,4% no índice de solução das reclamações. É nosso interesse democratizar o modal aéreo, transportar cada vez mais passageiros e cargas para mais destinos, e a Abear está à disposição desta Comissão para contribuir e debater processos que possam ser melhorados”, afirmou Jurema.
“O ponto mais importante, no fim das contas, é contribuir para que o Brasil demonstre segurança jurídica, pois só assim o setor aéreo crescerá e será possível atrair mais empresas para operar aqui. A Anac tem como parte de seu papel apresentar os modelos regulatórios para que essa Casa, que detém o poder legislativo, possa optar pelo ambiente de negócios que queremos ter”, disse o diretor da agência, Ricardo Catanant.
As companhias aéreas associadas da Abear foram representadas na Audiência pelo assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman, e pelo gerente jurídico da Latam, Rogério Martes. Participou também do evento o diretor do Procon de São Paulo, Wilton Ruas, além de parlamentares que compõem a Comissão.
A presidente da entidade, Jurema Monteiro, destacou a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas. “O ideal é não ter reclamações, mas num setor como o nosso, com mais de 2,2 mil decolagens diárias, naturalmente existem questões que precisam ser tratadas e encaminhadas. O último levantamento do Consumidor.gov, por exemplo, traz evidências do esforço das empresas em melhorar o atendimento, tendo um aumento de 12,4% no índice de solução das reclamações. É nosso interesse democratizar o modal aéreo, transportar cada vez mais passageiros e cargas para mais destinos, e a Abear está à disposição desta Comissão para contribuir e debater processos que possam ser melhorados”, afirmou Jurema.
“O ponto mais importante, no fim das contas, é contribuir para que o Brasil demonstre segurança jurídica, pois só assim o setor aéreo crescerá e será possível atrair mais empresas para operar aqui. A Anac tem como parte de seu papel apresentar os modelos regulatórios para que essa Casa, que detém o poder legislativo, possa optar pelo ambiente de negócios que queremos ter”, disse o diretor da agência, Ricardo Catanant.
As companhias aéreas associadas da Abear foram representadas na Audiência pelo assessor da presidência da Gol, Alberto Fajerman, e pelo gerente jurídico da Latam, Rogério Martes. Participou também do evento o diretor do Procon de São Paulo, Wilton Ruas, além de parlamentares que compõem a Comissão.