Lufthansa concretiza compra de 41% da ITA Airways e detalha planos
Aérea italiana se tornará a quinta operadora no sistema multimarcas e multihub do grupo alemão
Como publicado mais cedo no Portal PANROTAS, o Lufthansa Group chegou a um acordo nesta quinta-feira (25) com o Ministério italiano da Economia e Finanças (MEF) para adquirir uma participação minoritária na transportadora nacional italiana ITA Airways. A Lufthansa obterá uma participação de 41% na ITA por 325 milhões de euros por meio de um aumento de capital.
A contribuição de capital, portanto, beneficia diretamente a empresa. Como parte do acordo, o MEF também se comprometeu com um aumento de capital de 250 milhões de euros na ITA. Além disso, o MEF e a Lufthansa concordaram em opções para permitir uma possível aquisição das ações remanescentes pela Lufthansa em uma data posterior. O preço de compra das ações remanescentes será baseado no desenvolvimento de negócios da ITA Airways.
A finalização contratual do acordo deverá ser concluída em breve. A aquisição da participação minoritária está sujeita à aprovação das autoridades competentes. Após o fechamento desta transação, espera-se que a ITA Airways e o Lufthansa Group iniciem imediatamente sua cooperação em um nível comercial e operacional. Como uma companhia aérea de rede, a ITA cooperará estreitamente com o grupo para se beneficiar de suas sinergias.
A ITA Airways se tornará a quinta operadora de rede no sistema multimarcas e multihub do grupo. A Itália representa o mercado mais importante fora dos países sede das companhias e dos Estados Unidos. A Itália é a terceira maior economia da Europa em termos de produto interno bruto, com uma forte economia voltada para a exportação. Esta é uma das muitas razões pelas quais as viagens de negócios de e para a Itália são importantes. Para turistas, o país mediterrâneo é um dos destinos de lazer mais populares do mundo.
Carsten Spohr, CEO do Grupo Lufthansa, disse: “O acordo de hoje levará a uma situação vantajosa para a Itália, a ITA Airways e o Lufthansa Group. E é uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa, porque uma ITA mais forte fortalecerá a concorrência no mercado italiano. Como uma empresa jovem com uma frota moderna e com seu hub eficiente e em expansão em Roma, a ITA se encaixa perfeitamente no grupo. Em Milão, a ITA atende a uma forte área de captação que também oferece potencial de crescimento. Como parte da família Lufthansa Group, a ITA pode se tornar uma companhia aérea sustentável e lucrativa, conectando a Itália com a Europa e o mundo. Ao mesmo tempo, esse investimento nos permitirá continuar crescendo em um dos nossos mercados mais importantes”.
Como parte do Lufthansa Group, a ITA continuará sendo uma companhia aérea autônoma com sua própria administração e identidade de marca - em linha com a estratégia multi-hub e multi-marca do grupo. Ao mesmo tempo, a aérea italiana pode se beneficiar das sinergias do grupo, como acesso à rede de parceiros, gerenciamento central de receita e uso dos canais globais de vendas e marketing.
Para garantir que o crescimento da ITA seja sustentável, o Lufthansa Group pretende estender o transporte intermodal para o tráfego dentro da Itália. Para isso, a grupo assinou um Memorando de Entendimento com a empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane S.p.A. em fevereiro. O objetivo da parceria é transportar cada vez mais passageiros na Itália com conexões ferroviárias de e para suas respectivas conexões aéreas em vários aeroportos italianos.
A contribuição de capital, portanto, beneficia diretamente a empresa. Como parte do acordo, o MEF também se comprometeu com um aumento de capital de 250 milhões de euros na ITA. Além disso, o MEF e a Lufthansa concordaram em opções para permitir uma possível aquisição das ações remanescentes pela Lufthansa em uma data posterior. O preço de compra das ações remanescentes será baseado no desenvolvimento de negócios da ITA Airways.
A finalização contratual do acordo deverá ser concluída em breve. A aquisição da participação minoritária está sujeita à aprovação das autoridades competentes. Após o fechamento desta transação, espera-se que a ITA Airways e o Lufthansa Group iniciem imediatamente sua cooperação em um nível comercial e operacional. Como uma companhia aérea de rede, a ITA cooperará estreitamente com o grupo para se beneficiar de suas sinergias.
A ITA Airways se tornará a quinta operadora de rede no sistema multimarcas e multihub do grupo. A Itália representa o mercado mais importante fora dos países sede das companhias e dos Estados Unidos. A Itália é a terceira maior economia da Europa em termos de produto interno bruto, com uma forte economia voltada para a exportação. Esta é uma das muitas razões pelas quais as viagens de negócios de e para a Itália são importantes. Para turistas, o país mediterrâneo é um dos destinos de lazer mais populares do mundo.
Carsten Spohr, CEO do Grupo Lufthansa, disse: “O acordo de hoje levará a uma situação vantajosa para a Itália, a ITA Airways e o Lufthansa Group. E é uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa, porque uma ITA mais forte fortalecerá a concorrência no mercado italiano. Como uma empresa jovem com uma frota moderna e com seu hub eficiente e em expansão em Roma, a ITA se encaixa perfeitamente no grupo. Em Milão, a ITA atende a uma forte área de captação que também oferece potencial de crescimento. Como parte da família Lufthansa Group, a ITA pode se tornar uma companhia aérea sustentável e lucrativa, conectando a Itália com a Europa e o mundo. Ao mesmo tempo, esse investimento nos permitirá continuar crescendo em um dos nossos mercados mais importantes”.
Como parte do Lufthansa Group, a ITA continuará sendo uma companhia aérea autônoma com sua própria administração e identidade de marca - em linha com a estratégia multi-hub e multi-marca do grupo. Ao mesmo tempo, a aérea italiana pode se beneficiar das sinergias do grupo, como acesso à rede de parceiros, gerenciamento central de receita e uso dos canais globais de vendas e marketing.
Para garantir que o crescimento da ITA seja sustentável, o Lufthansa Group pretende estender o transporte intermodal para o tráfego dentro da Itália. Para isso, a grupo assinou um Memorando de Entendimento com a empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane S.p.A. em fevereiro. O objetivo da parceria é transportar cada vez mais passageiros na Itália com conexões ferroviárias de e para suas respectivas conexões aéreas em vários aeroportos italianos.