American Airlines encerra ou reconfigura contratos com TMCs
Ação faz parte da mudança da estratégia de vendas da companhia aérea, apoiada no NDC
A American Airlines entrou em contato com agências de viagens corporativas (TMCs) nesta semana para encerrar contratos de incentivo ou reconfigurá-los. As informações são da Travel Weekly, maior mídia profissional de Turismo dos Estados Unidos.
A ação faz parte da mudança da estratégia de vendas da companhia aérea, voltada para alcançar uma porcentagem maior de vendas diretas e apoiadas por NDC, reduzindo os custos de intermediação e a parcela de suas vendas concluídas por meio de canais GDS.
Em uma carta datada de 15 de maio para a Exito Travel, com sede em Fort Collins, Colorado (EUA), o vice-presidente de Vendas Globais da American, Thomas Rajan, informou à agência que seu contrato de incentivo não será renovado após o vencimento, em 30 de junho.
A comunicação parecia ser uma carta formal, sem fazer nenhuma referência específica à Exito, inclusive na saudação inicial. Ele disse que a American revisou cuidadosamente cada acordo de incentivo em seu portfólio de parceiros de viagens como parte de sua evolução de vendas nos últimos meses. “Reconheço que esta é uma decisão difícil, mas saiba que foi tomada muito a sério e que colocou o serviço de nossos clientes em primeiro plano”, escreveu Rajan.
Ele disse à Exito que, embora não tenha mais um gerente de contas dedicado, a agência pode continuar usando o portal de agentes SalesLink da American ou ligar para o número de suporte do varejista da aérea. Emma Sutton, diretora de recursos humanos da Exito, disse acreditar que a agência está longe de ser a única. "Podemos assumir que muitas foram cortadas", disse ela.
O escritório corporativo da ASTA também recebeu um e-mail enviado pela American cortando uma agência de seu programa de incentivo. "A carta fala por si", disse o CEO, Zane Kerby. "A American Airlines está removendo os incentivos para que as agências corporativas vendam a companhia. Consequentemente, as agências corporativas revisarão seu relacionamento comercial com a aérea."
Em declaração, a American disse que começou a emitir comunicados às contas nesta semana, mas que não fornecerá detalhes sobre os contratos. “A American Airlines está reinventando seus programas de varejo para gerar mais valor aos nossos viajantes”, diz o comunicado.
"No centro do novo programa está o varejo moderno, que agora incluirá incentivos na adoção do canal [NDC], upselling e ancillaries. A American está entusiasmada com o futuro do varejo moderno e as experiências que ele cria para os clientes que atendemos".
A declaração sugere que a American está reconfigurando alguns contratos corporativos, em vez de cancelá-los.
Dave Hershberger, presidente da Prestige Travel, com sede em Cincinnati (EUA), que faz parte da Travel Leaders Network, disse que conhece agências que terão seus incentivos reduzidos, mas não eliminados. Outros foram contatados pela transportadora e informados de que seus contratos sofrerão pouca ou nenhuma mudança, disse ele.
Questionada sobre a política de contas corporativas no Brasil, a American Airlines enviou o posicionamento a seguir ao Portal PANROTAS. Veja abaixo.
"A American Airlines está repensando seus programas para varejistas visando agregar mais valor para nossos passageiros. No centro do novo programa está o varejo moderno, que agora incluirá incentivos para adoção de Novos Canais de Distribuição, upselling e serviços complementares. A American está entusiasmada com o futuro do varejo moderno e as experiências ininterruptas que ele proporciona aos nossos clientes."
A ação faz parte da mudança da estratégia de vendas da companhia aérea, voltada para alcançar uma porcentagem maior de vendas diretas e apoiadas por NDC, reduzindo os custos de intermediação e a parcela de suas vendas concluídas por meio de canais GDS.
Em uma carta datada de 15 de maio para a Exito Travel, com sede em Fort Collins, Colorado (EUA), o vice-presidente de Vendas Globais da American, Thomas Rajan, informou à agência que seu contrato de incentivo não será renovado após o vencimento, em 30 de junho.
A comunicação parecia ser uma carta formal, sem fazer nenhuma referência específica à Exito, inclusive na saudação inicial. Ele disse que a American revisou cuidadosamente cada acordo de incentivo em seu portfólio de parceiros de viagens como parte de sua evolução de vendas nos últimos meses. “Reconheço que esta é uma decisão difícil, mas saiba que foi tomada muito a sério e que colocou o serviço de nossos clientes em primeiro plano”, escreveu Rajan.
Ele disse à Exito que, embora não tenha mais um gerente de contas dedicado, a agência pode continuar usando o portal de agentes SalesLink da American ou ligar para o número de suporte do varejista da aérea. Emma Sutton, diretora de recursos humanos da Exito, disse acreditar que a agência está longe de ser a única. "Podemos assumir que muitas foram cortadas", disse ela.
O escritório corporativo da ASTA também recebeu um e-mail enviado pela American cortando uma agência de seu programa de incentivo. "A carta fala por si", disse o CEO, Zane Kerby. "A American Airlines está removendo os incentivos para que as agências corporativas vendam a companhia. Consequentemente, as agências corporativas revisarão seu relacionamento comercial com a aérea."
Em declaração, a American disse que começou a emitir comunicados às contas nesta semana, mas que não fornecerá detalhes sobre os contratos. “A American Airlines está reinventando seus programas de varejo para gerar mais valor aos nossos viajantes”, diz o comunicado.
"No centro do novo programa está o varejo moderno, que agora incluirá incentivos na adoção do canal [NDC], upselling e ancillaries. A American está entusiasmada com o futuro do varejo moderno e as experiências que ele cria para os clientes que atendemos".
A declaração sugere que a American está reconfigurando alguns contratos corporativos, em vez de cancelá-los.
Dave Hershberger, presidente da Prestige Travel, com sede em Cincinnati (EUA), que faz parte da Travel Leaders Network, disse que conhece agências que terão seus incentivos reduzidos, mas não eliminados. Outros foram contatados pela transportadora e informados de que seus contratos sofrerão pouca ou nenhuma mudança, disse ele.
Questionada sobre a política de contas corporativas no Brasil, a American Airlines enviou o posicionamento a seguir ao Portal PANROTAS. Veja abaixo.
"A American Airlines está repensando seus programas para varejistas visando agregar mais valor para nossos passageiros. No centro do novo programa está o varejo moderno, que agora incluirá incentivos para adoção de Novos Canais de Distribuição, upselling e serviços complementares. A American está entusiasmada com o futuro do varejo moderno e as experiências ininterruptas que ele proporciona aos nossos clientes."