Latam paga R$ 20 mil para cliente que errou aeroporto de embarque
Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, deu um exemplo dos processos da companhia no Fórum PANROTAS 2023
Ao abordar a judicialização da indústria aérea no Brasil e como esta afeta o custo das passagens aéreas durante o Fórum PANROTAS 2023, Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil, deu um exemplo dos "absurdos" pelos quais a companhia é processada, citando um caso em que o passageiro confundiu o seu aeroporto de embarque no Rio de Janeiro, sendo que a companhia aérea não forneceu informações erradas sobre o voo, e a Latam precisou pagar R$ 20 mil em indenização.
"A Latam foi condenada em uma ação onde o passageiro tinha uma passagem comprada Galeão-Guarulhos-Milão e não se atentou que era Galeão, e não Santos Dumont. O passageiro foi para o Santos Dumont e, quando chegou lá, falamos que esse voo sai do Galeão. Obviamente, ele chegou no Galeão e perdeu o voo, porque não deu tempo. A Latam foi condenada e tivemos que pagar R$ 20 mil em indenização para o passageiro. Aí eu pergunto para vocês: o que a Latam fez de errado? Escrevi em algum lugar que era Santos Dumont? Não. Mas é isso o que acontece e são milhares de casos todos os meses. Muitos deles parecidos com esse", afirmou Cadier.
Na ocasião, o CEO da Latam também afirmou que "quando alguém compra uma passagem, R$ 10 serão usados em processos judiciais". "A alta judicialização afeta muito nossos custos e, consequentemente, o preço das passagens aéreas. Hoje, o Grupo Latam tem 55% das operações e 99% das disputas judiciais no Brasil. São milhares de casos todos os meses", completou.
"A Latam foi condenada em uma ação onde o passageiro tinha uma passagem comprada Galeão-Guarulhos-Milão e não se atentou que era Galeão, e não Santos Dumont. O passageiro foi para o Santos Dumont e, quando chegou lá, falamos que esse voo sai do Galeão. Obviamente, ele chegou no Galeão e perdeu o voo, porque não deu tempo. A Latam foi condenada e tivemos que pagar R$ 20 mil em indenização para o passageiro. Aí eu pergunto para vocês: o que a Latam fez de errado? Escrevi em algum lugar que era Santos Dumont? Não. Mas é isso o que acontece e são milhares de casos todos os meses. Muitos deles parecidos com esse", afirmou Cadier.
Na ocasião, o CEO da Latam também afirmou que "quando alguém compra uma passagem, R$ 10 serão usados em processos judiciais". "A alta judicialização afeta muito nossos custos e, consequentemente, o preço das passagens aéreas. Hoje, o Grupo Latam tem 55% das operações e 99% das disputas judiciais no Brasil. São milhares de casos todos os meses", completou.