Azul utilizará ATR em Noronha até jatos serem novamente liberados
Aeronaves de grande porte estão suspensas no arquipélago até obras no aeroporto serem concluídas
A Azul decidiu como vai operar em Fernando de Noronha (PE) diante da suspensão do uso de jatos no arquipélago devido a obras em seu aeroporto. A partir de 12 de outubro, a companhia aérea utilizará suas aeronaves modelo ATR 72-600 nos voos que ligam Recife ao destino.
"Nossa decisão foi tomada após análise técnica da evolução das condições da pista e amplo debate com todas as instituições envolvidas, liderado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia apoia a decisão e vai continuar trabalhando durante todo o processo de alteração da operação e de melhoria da infraestrutura da pista de Fernando de Noronha, que já foi iniciada", aponta comunicado da Azul.
Na avaliação da aérea, a restrição da operação de aeronaves a jato é cabível, uma vez que a degradação de pavimento, associada as características de peso e motores dessas aeronaves poderia gerar descolamento da camada asfáltica da pista e ingestão pelas turbinas. "Já a operação com aeronaves ATR72-600, mais leves e com motores altos e a hélice, é segura", garante a companhia.
A Azul esclarece que também está trabalhando com o Governo de Pernambuco, administração da Ilha e do aeroporto, para garantir apoio a todos esforços que já estão em curso para a melhoria da infraestrutura no local.
"Reforçamos nosso compromisso com a segurança das operações e todos os esforços para retomada das operações sem restrições em Fernando de Noronha. Além disso, a empresa está trabalhando para mitigar qualquer possível impacto a nossos clientes e atualizando a Anac e demais instituições envolvidas de nosso plano de operações e contingência", conclui.