Em obra, Aeroporto de Noronha suspende operações de jatos
Medida vale até que sejam realizadas as obras de requalificação da pista do aeroporto
A partir de 12 de outubro, está suspenso o pouso de jatos em Fernando de Noronha (PE). A medida, anunciada ontem (5) em portaria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é acautelatória e vale até que sejam realizadas as obras de requalificação da pista do aeroporto.
A Dix Aeroportos, empresa concessionária do Aeroporto do arquipélago, esclarece que, desde 2019, a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos) não tem poupado esforços no sentido de executar as obras de requalificação da pista do aeroporto, as quais terão início hoje (6) de forma emergencial e, em seguida, será feita a reestruturação completa.
A decisão excetua "casos de operações de emergência médica ou de transporte de valores realizadas mediante prévia coordenação com o operador do Aeródromo".
Ao longo processo de encaminhamento da licitação necessária para escolha da empresa que executará a obra, a Dix informa que atuou de forma proativa e realizou investimentos superiores a R$ 1 milhão em obras de manutenção na pista a fim de garantir as condições operacionais de segurança.
AZUL SE MANIFESTA
Atingida diretamente pela medida, a Azul Linhas Aéreas, que opera jatos no destino, publicou um comunicado falando acerca do tema. "A companhia ressalta que, neste momento, está trabalhando em um plano de contingência para minimizar os impactos causados aos clientes e residentes da ilha. A Azul destaca, ainda, que possui modelos de aeronaves cuja operação está permitida e ressalta seu compromisso de continuar atendendo este destino com segurança e excelência, por meio de um serviço de qualidade, eficiência e presteza", informou o comunicado.