Beatrice Teizen   |   21/12/2021 13:18

Números da Anac contradizem dados da ITA sobre clientes atendidos

Segundo a agência, de sexta (17) a domingo (19), 430 passageiros da empresa foram reacomodados

Divulgação
De acordo com a Anac, de sexta-feira (17) a domingo (19), 430 passageiros da aérea foram reacomodados
De acordo com a Anac, de sexta-feira (17) a domingo (19), 430 passageiros da aérea foram reacomodados
A Itapemirim Transportes Aéreos informou ontem (20) que 24.995 passageiros – o equivalente a 54% do total dos 45.887 impactados pela suspensão das operações da aérea – já foram atendidos. No entanto, a Anac vem acompanhando a execução das determinações feitas à ITA para assistência aos clientes quanto à reacomodação e ao reembolso e os números contradizem dados da companhia.

Segundo a agência, de sexta-feira (17) a domingo (19), cerca de 430 passageiros da empresa foram reacomodados em voos de empresas congêneres. Aproximadamente 7 mil passageiros também estão em processo de reembolso.

AÇÕES APÓS SUSPENSÃO DAS OPERAÇÕES
Após a suspensão das operações pela empresa, na última sexta-feira (17), a agência determinou ainda o restabelecimento dos canais de atendimento (telefônico, eletrônico e presencial), bem como o envio de dados sobre o quantitativo de passageiros afetados e voos programados e o plano de ações da empresa para o adequado tratamento aos passageiros.

Ações administrativas estão sendo efetivamente adotadas, sem prejuízo das demais responsabilidades civil, administrativa e penal decorrentes de todos os fatos relacionados ao evento em questão, inclusive por omissão.

REACOMODAÇÃO
A Anac recomenda que os passageiros com voos previstos não compareçam aos aeroportos antes de entrar em contato com a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelos seguintes canais:

Telefone: 0800 723 2121 (o horário de atendimento neste canal é das 6h às 21h);
E-mail: falecomaita@voeita.com.br;
Chat disponível no site da empresa: www.voeita.com.br.

A entidade orienta ainda que os passageiros também recorram à plataforma consumidor.gov.br caso não recebam atendimento ou solução satisfatórios nos canais de atendimento da própria Itapemirim.

DIREITO DOS PASSAGEIROS
Conforme a Resolução nº 400/2016, que dispõe sobre os direitos e deveres dos passageiros no setor aéreo, a empresa que cancelar o voo deverá oferecer as opções de reembolso integral, transporte por outras modalidades ou a reacomodação em outra empresa aérea.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados