Beatrice Teizen   |   19/05/2021 11:14

Air France-KLM realiza 1° voo com SAF produzido na França

Operação é um resultado tangível da ambição compartilhada das empresas de descarbonizar o transporte aéreo

Air France-KLM, Total, Grupo ADP e Airbus uniram forças para realizar o primeiro voo de longo curso movido a Combustível Sustentável de Aviação (SAF) 1 produzido na França. Às 10h40 (horário de Brasília) de ontem (18), o voo AF342 decolou do aeroporto Paris-Charles de Gaulle para Montreal, no Canadá, pela primeira vez com seus tanques cheios com combustível sustentável de aviação produzido nas fábricas francesas da Total.

Divulgação
Air France-KLM realiza 1° voo longo com combustível de aviação sustentável produzido na França
Air France-KLM realiza 1° voo longo com combustível de aviação sustentável produzido na França
Este voo é um resultado tangível da ambição compartilhada dos quatro grupos de descarbonizar o transporte aéreo e desenvolver uma cadeia de suprimentos de SAF na França, pré-requisito para a generalização de seu uso nos aeroportos franceses.

Nenhuma modificação na infraestrutura de armazenamento e distribuição, aeronaves ou motores é necessária para incorporar biocombustíveis. Sua introdução gradual em todo o mundo deve reduzir significativamente as emissões de gás carbônico do transporte aéreo, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O biocombustível utilizado para este voo foi feito a partir de lixo e resíduos provenientes da economia circular. A Total produziu o SAF a partir de óleo de cozinha usado em sua biorrefinaria La Mède, no sul da França, e em sua fábrica de Oudalle, perto de Le Havre, sem usar nenhum óleo vegetal virgem.

Ao desenvolver e apoiar a primeira produção industrial SAF da França, as empresas estão abrindo caminho para a França impulsionar a inovação na transição energética e ambiental. A legislação francesa exige que as aeronaves usem pelo menos 1% de SAF até 2022 para todos os voos com origem no país, à frente da ambição europeia programada para aumentar gradualmente até 2% até 2025 e 5% até 2030, como parte do "Acordo Verde Europeu".

O Airbus A350 usado para o voo consome 25% menos combustível do que seu antecessor. Além disso, a aeronave foi atendida pelo primeiro caminhão de reabastecimento totalmente elétrico, desenvolvido na França com experiência da Total, e todos os equipamentos de apoio em solo usados pela Air France eram totalmente elétricos.

"Junto com a renovação de nossa frota, os combustíveis sustentáveis de aviação constituem nossa principal alavanca a médio prazo para reduzir pela metade as nossas emissões de CO2 por passageiro / km até 2030. A França tem atualmente a oportunidade de se posicionar líder na produção e uso de combustíveis sustentáveis e estamos fazendo todo o possível para contribuir com nossos parceiros”, diz o CEO da companhia aérea, Benjamin Smith.

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