Avião da Lion Air que caiu não poderia voar, diz relatório
A falha que ocasionou o acidente com o Boeing 737 Max 8 da Lion Air já havia acontecido em voos anteriores
A falha que ocasionou o acidente com o Boeing 737 Max 8 da Lion Air, que vitimou todas as 189 pessoas a bordo em outubro passado, já havia acontecido em voos anteriores. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) em um relatório preliminar feito pelo Comitê Nacional de Segurança no Transporte (NTSC), a autoridade indonésia responsável pela investigação.
No documento, a análise mostra que, como sugeriu a Boeing em comunicado no início deste mês, de fato houve indicações errôneas vindas do sensor AOA (Ângulo de Ataque) – que calcula a diferença entre inclinação e trajetória da aeronave. Durante os 11 minutos de voo, os instrumentos davam aos pilotos informações desencontradas. Havia, segundo o NTSC, uma diferença de 20 graus entre os AOA esquerdo e direito.
A hipótese é que os pilotos do voo JT610 não souberam lidar com o problema, isso porque o relatório não confirma que o sistema em falha tenha sido desligado durante a operação. Os dados do voo mostram que site minutos após a decolagem, por enfrentar problemas no controle de voo, os pilotos estavam operando a aeronave manualmente.
Junto ao relatório há um histórico de manutenções da aeronave em questão. O arquivo mostra que problemas similares com o AOA já haviam ocorrido em quatro voos anteriores, operados três dias antes do acidente.
As equipes de busca seguem trabalhando no mar de Java, onde o avião da Lion Air caiu. O objetivo é recuperar a segunda caixa-preta da aeronave, alimentada com a gravação das conversas entre os pilotos na cabine.
No documento, a análise mostra que, como sugeriu a Boeing em comunicado no início deste mês, de fato houve indicações errôneas vindas do sensor AOA (Ângulo de Ataque) – que calcula a diferença entre inclinação e trajetória da aeronave. Durante os 11 minutos de voo, os instrumentos davam aos pilotos informações desencontradas. Havia, segundo o NTSC, uma diferença de 20 graus entre os AOA esquerdo e direito.
A hipótese é que os pilotos do voo JT610 não souberam lidar com o problema, isso porque o relatório não confirma que o sistema em falha tenha sido desligado durante a operação. Os dados do voo mostram que site minutos após a decolagem, por enfrentar problemas no controle de voo, os pilotos estavam operando a aeronave manualmente.
Junto ao relatório há um histórico de manutenções da aeronave em questão. O arquivo mostra que problemas similares com o AOA já haviam ocorrido em quatro voos anteriores, operados três dias antes do acidente.
As equipes de busca seguem trabalhando no mar de Java, onde o avião da Lion Air caiu. O objetivo é recuperar a segunda caixa-preta da aeronave, alimentada com a gravação das conversas entre os pilotos na cabine.