Raphael Silva   |   29/06/2018 15:45

Beluga XL da Airbus ganha pintura antes de iniciar testes

Modelo de carga da montadora europeia conta com o desenho de uma baleia sorrindo em sua fuselagem

Airbus/ J.V. Reymondon
Nova geração Beluga, o XL, comportará ainda mais carga para transportes da Airbus
Nova geração Beluga, o XL, comportará ainda mais carga para transportes da Airbus
O novo avião Beluga XL da Airbus está quase pronto. Depois de ter sua parte estrutural concluída, em abril, a primeira unidade da nova geração aeronaves de carga da fabricante europeia acaba de deixar a oficina de pintura com uma cara bem amigável.

Em um concurso interno, a Airbus viu quase dez mil colaboradores votarem pelo estilo "baleia sorridente" para a fuselagem do avião, que tem o nome Beluga em alusão à baleia homônima.

A partir de agora, o Beluga XL dá início a uma sessão de testes antes de entrar em operação. Espera-se que o primeiro voo oficial aconteça ainda neste ano.

O papel desempenhado pela aeronave exclusiva da Airbus é o de transportar peças de diferentes pontos da Europa para as linhas finais de montagem, nas cidades de Toulouse (França) e Hamburgo (Alemanha).

Neste novo modelo, o XL, as dimensões maiores possibilitarão o transporte de ainda mais peças, ou até mesmo peças maiores. O avião, por exemplo, será capaz de levar duas asas de um Airbus 350 em um único voo, enquanto os Belugas antigos levam apenas uma por vez.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados