Aéreas da UE reclamam de controle rígido nas fronteiras
Alternativa seria maiores investimentos em tecnologia para o controle de passageiros
Companhias aéreas da União Europeia reivindicaram menos impostos e mais investimento público para o setor, com aeroportos mais eficientes ao invés de obras de arquitetura que aumentam as tarifas, de acordo com o Presstur.
“Os nossos clientes querem menos palácios de mármore”, disse o presidente da Ryanair, Michael O'Leary, durante reunião anual da associação europeia Airlines for Europe (A4E). O encontro reúne 15 companhias aéreas que concentram 75% do tráfego de passageiros na União Europeia.
O executivo ainda ressaltou que “os aeroportos tomam decisões sem consultar as companhias aéreas” e cobram por novas infraestruturas, algo que, segundo ele, reflete no aumento das tarifas. Michael ainda criticou monopólio de aeroportos em cidades como Lisboa e Amsterdã, um fator que impediria a criação de aeroportos secundários.
Outro pedido da aéreas é que, até a temporada de verão, as empresas possam conseguir maior fluidez nos postos de controle de fronteira. Após o reforço das regras de controle, houve um aumento de 300% no número de atrasos em voos. Uma alternativa, segundo os participantes da reunião, seria o investimento em equipamentos de controle automático de passaportes.
“Os nossos clientes querem menos palácios de mármore”, disse o presidente da Ryanair, Michael O'Leary, durante reunião anual da associação europeia Airlines for Europe (A4E). O encontro reúne 15 companhias aéreas que concentram 75% do tráfego de passageiros na União Europeia.
O executivo ainda ressaltou que “os aeroportos tomam decisões sem consultar as companhias aéreas” e cobram por novas infraestruturas, algo que, segundo ele, reflete no aumento das tarifas. Michael ainda criticou monopólio de aeroportos em cidades como Lisboa e Amsterdã, um fator que impediria a criação de aeroportos secundários.
Outro pedido da aéreas é que, até a temporada de verão, as empresas possam conseguir maior fluidez nos postos de controle de fronteira. Após o reforço das regras de controle, houve um aumento de 300% no número de atrasos em voos. Uma alternativa, segundo os participantes da reunião, seria o investimento em equipamentos de controle automático de passaportes.
*Fonte: Presstur