Novo CEO da Hurb renuncia após 40 dias no comando da OTA
Executivo sucedeu João Ricardo Mendes, que continua controlador da agência on-line
Otávio Brissant, executivo que assumiu o comando da Hurb há pouco mais de um mês, em meio à crise de falta de pagamento a fornecedores, que culminou na renúncia do então CEO João Ricardo Mendes (ainda o controlador da OTA), anunciou hoje em sua conta no Linkedin, que deixou o cargo, por entender que "cumpriu sua missão, ao construir e apresentar caminhos viáveis para a reestruturação da empresa". Anteriormente, Brissant foi diretor Jurídico e de Pessoas da Hurb, tendo ficado na empresa por sete anos.
Na semana passada, a Hurb colocou parte desse plano de reestruturação em prática, com a demissão de 40% de seus funcionários, ao mesmo tempo em que foi proibida pelo governo de vender pacotes dinâmicos sem data certa da viagem. Também na semana passada, a empresa aérea Latam entrou na Justiça contra a Hurb, para reaver pagamentos atrasados de cerca de R$ 10 milhões. A aérea também cortou crédito à empresa on-line e disse que honraria as passagens já vendidas, para não prejudicar os consumidores.
Confira abaixo o comunicado de Brissant no Linkedin. E na sequência a nota oficial da Hurb.
NOTA BRISSANT
"Após cerca de 40 dias a frente do Hurb, deixei, no dia 5 de junho de 2023, o cargo de CEO, por entender que cumpri minha missão ao construir e apresentar caminhos viáveis para a reestruturação da empresa.Neste período, fiz tudo que estava meu alcance. Retomamos o diálogo com instituições financeiras e com órgãos reguladores e governamentais. Conseguimos mobilizar uma grande força-tarefa para atender clientes, hotéis e fornecedores. Construímos alternativas com potencial para ajudar a empresa a se recuperar operacional e financeiramente, que não obtiveram consenso.
Tenho muita honra de ter feito parte de um time de excelentes profissionais, que ajudaram a democratizar as viagens e a tornar o Hurb a maior agência de turismo online da América Latina. Em 12 anos de existência, a tecnologia do Hurb foi capaz de oferecer os melhores destinos por preços acessíveis, ajudou 6 milhões de pessoas a viajar, algo que seria impensável para muitas delas antes do surgimento da empresa."
NOTA HURB
"O Hurb comunica que Otávio Brissant, que ocupou o posto de CEO desde o último dia 25 de abril, está se desligando de suas funções executivas na empresa nesta data, 5 de junho de 2023. Seu substituto será escolhido pelo Conselho de Administração.A empresa agradece a colaboração e a dedicação de Brissant no tempo em que esteve à frente da empresa e nos sete anos em que atuou como Diretor Jurídico e de People."