Decolar mantém plano de loja física no Brasil: 'faremos diferente'
Diretora Daniela Araujo aponta o País como mercado global mais importante da empresa
Apesar do atraso na meta inicial, a Decolar garante que terá lojas físicas no Brasil. A maior agência de viagens on-line do País (e melhor, segundo os fornecedores que votaram no Melhores do Turismo 2023), prometeu inaugurar sua primeira unidade concreta ainda em 2022, mas o plano foi adiado pelo fato de a empresa ter resolvido "fazer diferente". É o que diz a diretora de Produtos Aéreos da Decolar, Daniela Araujo.
"Estamos trabalhando nisso. Quando decidimos entrar no mundo das lojas físicas, tínhamos de assegurar que era para sermos diferente. Não queremos ser mais uma, ter uma loja como as outras. Nosso DNA é de inovação, de tecnologia, e pede algo nessa linha. Entendemos, então que era melhor esperar para inaugurar espaços inovadores", afirma ela, durante a WTM Latin America 2023.
METADE DA RECEITA DO GRUPO DECOLAR GERADA NO BRASIL
As lojas físicas devem ser mais um componente agregador na meta do Grupo Decolar de fazer o Brasil representar 50% de sua receita no mundo até 2024, e ela diz que a empresa, atuante em 20 países, não está muito longe de alcançar essa meta.
Os espaços físicos, argumenta Daniela, podem permitir atendimento mais personalizado, e esse é um dos componentes estratégicos da empresa argentina para alcançar essa meta em nosso País.
"Nossas fortalezas são inovação em tecnologia para oferecer cada vez mais uma experiência customizada para os clientes. Isso inclui uma jornada fluida, automatizada, sistematizada e eficiente para o consumidor, mas sem nunca esquecer de uma experiência personalizada. As lojas serão feitas para juntar todos esses componentes em um espaço físico", afirma Daniela. "Mas vale dizer que, com o Meu Agente Decolar, nosso passageiro é atendido por um ser humano, um agente de viagens, uma pessoa preparada. Sem custo adicional, o cliente clica em um botão e pede para alguém assessorá-lo sobre destino, um fornecedor ou para tirar qualquer outra dúvida."
Daniela argumenta que a Decolar já tem conhecimento profundo do viajante do Brasil. De acordo com ela, 95% das pessoas que viajam no País passam por algum canal do grupo, seja para pesquisar, comparar preço, consultar horários, saber mais sobre fornecedores, reservar e comprar. "Claro que nem todos compram conosco, mas essa já é uma base de dados suficiente para que algoritmos entendam e ofereçam a melhor experiência ao nosso cliente."
Mais de 230 companhias aéreas e 1 milhão de opções de hospedagem têm acordo com o Grupo Decolar, relata a executiva.