Beatriz Contelli   |   23/08/2022 11:00
Atualizada em 23/08/2022 12:35

Veja 5 agências de viagens que fazem sucesso com o viajante LGBTQIA+

As agências estão adaptando seus processos para atender as particularidades dos viajantes LGBTQIAP

British Airways determina fim da saudação “Ladies and Gentlemen” (“Senhoras e Senhores”) nos voos em apoio ao gênero neutro. Renaissance São Paulo Hotel vende camisetas e reverte lucros para instituição de acolhimento a pessoas LGBTQIAP+. Accor lança Manual de Recrutamento LGBTQI+ para conscientização durante processos seletivos. Localiza adere a compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Nem “mimimi”, nem vitimismo, nem frescura. A forma como um destino e uma empresa e todos os outros stakeholders tratam o cliente LGBTQIAP+ diz muito sobre eles.

Vantajosa para os negócios, para as economias e comunidades locais e para os países, a diversidade deve ser encarada como pilar estratégico. E como porta de entrada e vitrine para os destinos, as agências de viagens não podem ignorar tal fato.

Divulgação
Mariana Rago e Simone Berardo, da Free To Be Travel
Mariana Rago e Simone Berardo, da Free To Be Travel
Um exemplo de empresa que passou por um longo processo de estudo de mercado e consultoria é a Free To Be Travel. Nascida da Assessorato Viagens, hoje a agência é especializada em experiências LGBTQIAP+, integra o comitê de membros da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), é embaixadora da Pride Holidays e afiliada da Embark Beyond.

Apesar do pouco tempo de atuação, a Free To Be Travel já compreende que os interesses deste público são diversos e que o seu papel como agência de viagens é selecionar e recomendar hotéis que estejam preparados para receber a comunidade, além de desenvolver pacotes com experiências personalizadas. A sócia Simone Berardo explica que o mercado turístico é dividido entre mature destinations, sendo aqueles destinos já acostumados em receber o turista LGBTQIAP+, e emerging destinations, aqueles que ainda estão se adaptando.

“O processo que usamos para o viajante LGBTQIAP+ é o mesmo que usamos para o viajante hétero: fazemos um roteiro totalmente personalizado nos interesses dele, com dicas de passeios, restaurantes, vida noturna, cultura e costumes. Se o viajante tiver interesse em atividades com grupos gays e lugares exclusivamente gays, isso será refletido no roteiro dele. Se o destino escolhido é emerging ou muito conservador, nós vamos ter um capítulo de cultura e costumes bem maior, explicando em detalhes como se comportar, o que é ofensivo para a cultura e o que oferece risco”, esclarece Simone.

Com pacotes para Nova York, Maldivas, Japão, México, Catalunha, Egito e outros destinos, a Free To Be Travel ainda sente dificuldades em montar pacotes que integrem o viajante T+ (transexuais, travestis e transgêneros). Ainda há meios de hospedagem com receio de receber esse cliente e muitos estabelecimentos nem sequer possuem um quadro diverso de colaboradores ou realizam capacitações.

MARCA E LINGUAGEM

Qualidade, Segurança, Inclusão. Com pilares consolidados há oito anos, a Viaje Entre Iguais é especializada em Turismo LGBT e procura promover experiências que atendam às preferências da comunidade em suas particularidades. Sem cair no erro comum da generalização, o portfólio de produtos da empresa vai de festivais e ecoturismo a lua de mel e viagens em grupo para destinos históricos.

No caso das viajantes lésbicas, nota-se uma maior escolha por roteiros culturais e de aventura, sem preocupação em gastar dinheiro com experiências, enquanto os jovens gays optam por bares e baladas. Em um ranking de destinos, a Viaje Entre Iguais cita Curaçao, Reino Unido, Buenos Aires, Miami e Colômbia.

Divulgação
Marcelo Michieletto, da Viaje Entre Iguais
Marcelo Michieletto, da Viaje Entre Iguais
Dos 193 países reconhecidos internacionalmente, 69 ainda criminalizam a homossexualidade. Ciente disso, Marcelo Michieletto, diretor da agência, sempre orienta os clientes a optarem por destinos onde possam aproveitar com mais tranquilidade. “Uma vez, atendemos um casal de lésbicas que queriam passar a lua de mel em Barbados. Apesar do país contar com hotéis de luxo que se dizem friendly, há leis anti-LGBT, o que influenciaria a experiência delas no destino. Recomendamos Curaçao como um destino receptivo e elas toparam”.

INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO

Criada com a missão de fornecer informações e recursos para viajantes lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexs, assexuais e pansexuais, a IGLTA crê que este segmento do Turismo também depende das esferas nacional e regional para ganhar mais destaque nos espaços de discussão. No âmbito empresarial, o raciocínio da entidade é simples de entender: inclusão LGBTQIAP+ e prática corporativa = prosperidade econômica.

Se desenvolver produtos exclusivos para a comunidade é pouco, a Poltrona 1 resolveu ir além. Com franquias espalhadas por todo o País, a agência está promovendo uma campanha para adesão de franqueados 100% LGBTQIAP+. O projeto LGBT Empreendedor visa apresentar empresas com diversidade de ponta a ponta, seja nos sócios, nos colaboradores, nos clientes e nos destinos.

Divulgação
Juninho Antunes e Amanda Costilhas, da Poltrona 1 de Botucatu (SP)
Juninho Antunes e Amanda Costilhas, da Poltrona 1 de Botucatu (SP)
Associada à Câmara LGBT, a franqueadora também possibilita a oportunidade de os brasileiros conhecerem as principais Paradas do Orgulho, por meio do programa Viagens Com Sentido, e experiências em grupo com roteiros criados sob medida.

Para as empresas que desejam se adaptar ao segmento LGBTQIAP+, a dica de Juninho Antunes e Amanda Costilhas, da Poltrona 1 de Botucatu (SP), é estudar o Manual de Boas Práticas da Câmara, que tem como objetivo disseminar o respeito à diversidade sexual, aprimorar negócios advindos da comunidade e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as organizações.

SERRA GAÚCHA

Ao longo de 27 anos de atuação, a Turistur demonstra orgulho ao afirmar que muitos colaboradores LGBTQIAP+ já fizeram parte de seu time. Diretamente de Gramado (RS), a agência crê que a região tem muito a oferecer para além das atrações tradicionais. Passeio de balão, enoturismo, lua de mel, natureza, parques, museus e gastronomia, tudo é pensado e planejado para cada perfil de visitante.

Se engana quem acha que os anos de mercado fizeram a Turistur parar no tempo. Decidida a sempre prestar o melhor atendimento e acolher todos os clientes, a agência investe em tecnologias facilitadoras e tem renovado sua frota de veículos com elevadores para acessibilidade.

Divulgação
Frota da Turistur em Gramado
Frota da Turistur em Gramado
“A maneira como os colaboradores são tratados reflete em como os clientes serão tratados. O Turismo é feito de pessoas e da troca de experiências, culturas e vivências. É preciso respeitar o viajante LGBTQIAP+ verdadeiramente e não somente vê-lo como parte de um público que gasta dinheiro”, reforça a diretora comercial da Turistur, Fernanda Sturmer.

Próxima à Serra Gaúcha e segunda cidade do Brasil a incluir a Parada do Orgulho em sua agenda oficial de eventos, Porto Alegre é sede da recém-criada e associada da Câmara LGBT, a agência Latitud Viagens. De estrutura compacta, a empresa está se adaptando para aprimorar seu atendimento e compreender as expectativas e desejos de cada cliente.

Divulgação
Talita Del Moro, proprietária da Latitud Viagens
Talita Del Moro, proprietária da Latitud Viagens
Em consonância com a missão da IGLTA, que crê que os responsáveis por promover o segmento devem garantir que os objetivos do viajante LGBTQIAP+ sejam atendidos, a Latitud Viagens realiza parcerias com influenciadores da comunidade, conta com colaboradores diversos, promove treinamentos e oferece descontos direcionados à comunidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados