Veja 5 agências de viagens que fazem sucesso com o viajante LGBTQIA+
As agências estão adaptando seus processos para atender as particularidades dos viajantes LGBTQIAP
British Airways determina fim da saudação “Ladies and Gentlemen” (“Senhoras e Senhores”) nos voos em apoio ao gênero neutro. Renaissance São Paulo Hotel vende camisetas e reverte lucros para instituição de acolhimento a pessoas LGBTQIAP+. Accor lança Manual de Recrutamento LGBTQI+ para conscientização durante processos seletivos. Localiza adere a compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Nem “mimimi”, nem vitimismo, nem frescura. A forma como um destino e uma empresa e todos os outros stakeholders tratam o cliente LGBTQIAP+ diz muito sobre eles.
Vantajosa para os negócios, para as economias e comunidades locais e para os países, a diversidade deve ser encarada como pilar estratégico. E como porta de entrada e vitrine para os destinos, as agências de viagens não podem ignorar tal fato.
Um exemplo de empresa que passou por um longo processo de estudo de mercado e consultoria é a Free To Be Travel. Nascida da Assessorato Viagens, hoje a agência é especializada em experiências LGBTQIAP+, integra o comitê de membros da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), é embaixadora da Pride Holidays e afiliada da Embark Beyond.
Apesar do pouco tempo de atuação, a Free To Be Travel já compreende que os interesses deste público são diversos e que o seu papel como agência de viagens é selecionar e recomendar hotéis que estejam preparados para receber a comunidade, além de desenvolver pacotes com experiências personalizadas. A sócia Simone Berardo explica que o mercado turístico é dividido entre mature destinations, sendo aqueles destinos já acostumados em receber o turista LGBTQIAP+, e emerging destinations, aqueles que ainda estão se adaptando.
“O processo que usamos para o viajante LGBTQIAP+ é o mesmo que usamos para o viajante hétero: fazemos um roteiro totalmente personalizado nos interesses dele, com dicas de passeios, restaurantes, vida noturna, cultura e costumes. Se o viajante tiver interesse em atividades com grupos gays e lugares exclusivamente gays, isso será refletido no roteiro dele. Se o destino escolhido é emerging ou muito conservador, nós vamos ter um capítulo de cultura e costumes bem maior, explicando em detalhes como se comportar, o que é ofensivo para a cultura e o que oferece risco”, esclarece Simone.
Com pacotes para Nova York, Maldivas, Japão, México, Catalunha, Egito e outros destinos, a Free To Be Travel ainda sente dificuldades em montar pacotes que integrem o viajante T+ (transexuais, travestis e transgêneros). Ainda há meios de hospedagem com receio de receber esse cliente e muitos estabelecimentos nem sequer possuem um quadro diverso de colaboradores ou realizam capacitações.
MARCA E LINGUAGEM
Qualidade, Segurança, Inclusão. Com pilares consolidados há oito anos, a Viaje Entre Iguais é especializada em Turismo LGBT e procura promover experiências que atendam às preferências da comunidade em suas particularidades. Sem cair no erro comum da generalização, o portfólio de produtos da empresa vai de festivais e ecoturismo a lua de mel e viagens em grupo para destinos históricos.
No caso das viajantes lésbicas, nota-se uma maior escolha por roteiros culturais e de aventura, sem preocupação em gastar dinheiro com experiências, enquanto os jovens gays optam por bares e baladas. Em um ranking de destinos, a Viaje Entre Iguais cita Curaçao, Reino Unido, Buenos Aires, Miami e Colômbia.
Dos 193 países reconhecidos internacionalmente, 69 ainda criminalizam a homossexualidade. Ciente disso, Marcelo Michieletto, diretor da agência, sempre orienta os clientes a optarem por destinos onde possam aproveitar com mais tranquilidade. “Uma vez, atendemos um casal de lésbicas que queriam passar a lua de mel em Barbados. Apesar do país contar com hotéis de luxo que se dizem friendly, há leis anti-LGBT, o que influenciaria a experiência delas no destino. Recomendamos Curaçao como um destino receptivo e elas toparam”.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
Criada com a missão de fornecer informações e recursos para viajantes lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexs, assexuais e pansexuais, a IGLTA crê que este segmento do Turismo também depende das esferas nacional e regional para ganhar mais destaque nos espaços de discussão. No âmbito empresarial, o raciocínio da entidade é simples de entender: inclusão LGBTQIAP+ e prática corporativa = prosperidade econômica.
Se desenvolver produtos exclusivos para a comunidade é pouco, a Poltrona 1 resolveu ir além. Com franquias espalhadas por todo o País, a agência está promovendo uma campanha para adesão de franqueados 100% LGBTQIAP+. O projeto LGBT Empreendedor visa apresentar empresas com diversidade de ponta a ponta, seja nos sócios, nos colaboradores, nos clientes e nos destinos.
Associada à Câmara LGBT, a franqueadora também possibilita a oportunidade de os brasileiros conhecerem as principais Paradas do Orgulho, por meio do programa Viagens Com Sentido, e experiências em grupo com roteiros criados sob medida.
Para as empresas que desejam se adaptar ao segmento LGBTQIAP+, a dica de Juninho Antunes e Amanda Costilhas, da Poltrona 1 de Botucatu (SP), é estudar o Manual de Boas Práticas da Câmara, que tem como objetivo disseminar o respeito à diversidade sexual, aprimorar negócios advindos da comunidade e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as organizações.
Se engana quem acha que os anos de mercado fizeram a Turistur parar no tempo. Decidida a sempre prestar o melhor atendimento e acolher todos os clientes, a agência investe em tecnologias facilitadoras e tem renovado sua frota de veículos com elevadores para acessibilidade.
“A maneira como os colaboradores são tratados reflete em como os clientes serão tratados. O Turismo é feito de pessoas e da troca de experiências, culturas e vivências. É preciso respeitar o viajante LGBTQIAP+ verdadeiramente e não somente vê-lo como parte de um público que gasta dinheiro”, reforça a diretora comercial da Turistur, Fernanda Sturmer.
Próxima à Serra Gaúcha e segunda cidade do Brasil a incluir a Parada do Orgulho em sua agenda oficial de eventos, Porto Alegre é sede da recém-criada e associada da Câmara LGBT, a agência Latitud Viagens. De estrutura compacta, a empresa está se adaptando para aprimorar seu atendimento e compreender as expectativas e desejos de cada cliente.
Em consonância com a missão da IGLTA, que crê que os responsáveis por promover o segmento devem garantir que os objetivos do viajante LGBTQIAP+ sejam atendidos, a Latitud Viagens realiza parcerias com influenciadores da comunidade, conta com colaboradores diversos, promove treinamentos e oferece descontos direcionados à comunidade.
Vantajosa para os negócios, para as economias e comunidades locais e para os países, a diversidade deve ser encarada como pilar estratégico. E como porta de entrada e vitrine para os destinos, as agências de viagens não podem ignorar tal fato.
Um exemplo de empresa que passou por um longo processo de estudo de mercado e consultoria é a Free To Be Travel. Nascida da Assessorato Viagens, hoje a agência é especializada em experiências LGBTQIAP+, integra o comitê de membros da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA), é embaixadora da Pride Holidays e afiliada da Embark Beyond.
Apesar do pouco tempo de atuação, a Free To Be Travel já compreende que os interesses deste público são diversos e que o seu papel como agência de viagens é selecionar e recomendar hotéis que estejam preparados para receber a comunidade, além de desenvolver pacotes com experiências personalizadas. A sócia Simone Berardo explica que o mercado turístico é dividido entre mature destinations, sendo aqueles destinos já acostumados em receber o turista LGBTQIAP+, e emerging destinations, aqueles que ainda estão se adaptando.
“O processo que usamos para o viajante LGBTQIAP+ é o mesmo que usamos para o viajante hétero: fazemos um roteiro totalmente personalizado nos interesses dele, com dicas de passeios, restaurantes, vida noturna, cultura e costumes. Se o viajante tiver interesse em atividades com grupos gays e lugares exclusivamente gays, isso será refletido no roteiro dele. Se o destino escolhido é emerging ou muito conservador, nós vamos ter um capítulo de cultura e costumes bem maior, explicando em detalhes como se comportar, o que é ofensivo para a cultura e o que oferece risco”, esclarece Simone.
Com pacotes para Nova York, Maldivas, Japão, México, Catalunha, Egito e outros destinos, a Free To Be Travel ainda sente dificuldades em montar pacotes que integrem o viajante T+ (transexuais, travestis e transgêneros). Ainda há meios de hospedagem com receio de receber esse cliente e muitos estabelecimentos nem sequer possuem um quadro diverso de colaboradores ou realizam capacitações.
MARCA E LINGUAGEM
Qualidade, Segurança, Inclusão. Com pilares consolidados há oito anos, a Viaje Entre Iguais é especializada em Turismo LGBT e procura promover experiências que atendam às preferências da comunidade em suas particularidades. Sem cair no erro comum da generalização, o portfólio de produtos da empresa vai de festivais e ecoturismo a lua de mel e viagens em grupo para destinos históricos.No caso das viajantes lésbicas, nota-se uma maior escolha por roteiros culturais e de aventura, sem preocupação em gastar dinheiro com experiências, enquanto os jovens gays optam por bares e baladas. Em um ranking de destinos, a Viaje Entre Iguais cita Curaçao, Reino Unido, Buenos Aires, Miami e Colômbia.
Dos 193 países reconhecidos internacionalmente, 69 ainda criminalizam a homossexualidade. Ciente disso, Marcelo Michieletto, diretor da agência, sempre orienta os clientes a optarem por destinos onde possam aproveitar com mais tranquilidade. “Uma vez, atendemos um casal de lésbicas que queriam passar a lua de mel em Barbados. Apesar do país contar com hotéis de luxo que se dizem friendly, há leis anti-LGBT, o que influenciaria a experiência delas no destino. Recomendamos Curaçao como um destino receptivo e elas toparam”.
INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
Criada com a missão de fornecer informações e recursos para viajantes lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, intersexs, assexuais e pansexuais, a IGLTA crê que este segmento do Turismo também depende das esferas nacional e regional para ganhar mais destaque nos espaços de discussão. No âmbito empresarial, o raciocínio da entidade é simples de entender: inclusão LGBTQIAP+ e prática corporativa = prosperidade econômica.Se desenvolver produtos exclusivos para a comunidade é pouco, a Poltrona 1 resolveu ir além. Com franquias espalhadas por todo o País, a agência está promovendo uma campanha para adesão de franqueados 100% LGBTQIAP+. O projeto LGBT Empreendedor visa apresentar empresas com diversidade de ponta a ponta, seja nos sócios, nos colaboradores, nos clientes e nos destinos.
Associada à Câmara LGBT, a franqueadora também possibilita a oportunidade de os brasileiros conhecerem as principais Paradas do Orgulho, por meio do programa Viagens Com Sentido, e experiências em grupo com roteiros criados sob medida.
Para as empresas que desejam se adaptar ao segmento LGBTQIAP+, a dica de Juninho Antunes e Amanda Costilhas, da Poltrona 1 de Botucatu (SP), é estudar o Manual de Boas Práticas da Câmara, que tem como objetivo disseminar o respeito à diversidade sexual, aprimorar negócios advindos da comunidade e promover o intercâmbio de conhecimentos entre as organizações.
SERRA GAÚCHA
Ao longo de 27 anos de atuação, a Turistur demonstra orgulho ao afirmar que muitos colaboradores LGBTQIAP+ já fizeram parte de seu time. Diretamente de Gramado (RS), a agência crê que a região tem muito a oferecer para além das atrações tradicionais. Passeio de balão, enoturismo, lua de mel, natureza, parques, museus e gastronomia, tudo é pensado e planejado para cada perfil de visitante.Se engana quem acha que os anos de mercado fizeram a Turistur parar no tempo. Decidida a sempre prestar o melhor atendimento e acolher todos os clientes, a agência investe em tecnologias facilitadoras e tem renovado sua frota de veículos com elevadores para acessibilidade.
“A maneira como os colaboradores são tratados reflete em como os clientes serão tratados. O Turismo é feito de pessoas e da troca de experiências, culturas e vivências. É preciso respeitar o viajante LGBTQIAP+ verdadeiramente e não somente vê-lo como parte de um público que gasta dinheiro”, reforça a diretora comercial da Turistur, Fernanda Sturmer.
Próxima à Serra Gaúcha e segunda cidade do Brasil a incluir a Parada do Orgulho em sua agenda oficial de eventos, Porto Alegre é sede da recém-criada e associada da Câmara LGBT, a agência Latitud Viagens. De estrutura compacta, a empresa está se adaptando para aprimorar seu atendimento e compreender as expectativas e desejos de cada cliente.
Em consonância com a missão da IGLTA, que crê que os responsáveis por promover o segmento devem garantir que os objetivos do viajante LGBTQIAP+ sejam atendidos, a Latitud Viagens realiza parcerias com influenciadores da comunidade, conta com colaboradores diversos, promove treinamentos e oferece descontos direcionados à comunidade.