Veja quais locadoras as TMCs Abracorp mais venderam em setembro
Localiza e Movida continuam liderando o ranking, mas com algumas movimentações
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) vendeu 193 mil diárias de locação de automóvel em setembro passado, queda de 28% em relação ao mesmo mês de 2023. Apenas Movida e Unidas subiram no Top 5 em movimentação de diárias. As demais caíram em produção, como a líder Localiza, com menos 36% em diárias vendidas na Abracorp. Já Movida cresceu 14% e a Unidas 28%.
Os números confirmam a liderança da Localiza, com mais de duas vezes o número de diárias da segunda colocada, mas a queda pode ser explicada pela mudança na política da locadora com as TMCs.
Desde o começo do ano, a locadora optou por rever o seu processo de remuneração para agências de viagens, uma decisão, segundo a própria empresa, que veio após uma "análise cuidadosa das dinâmicas do mercado, buscando continuar gerando valor para esse público de alta relevância".
"Esta é a realidade. Sabemos que a Localiza tem uma grande abrangência, atende mais destinos, é maior, mas a Movida tem a estratégia de avançar em algumas cidades importantes para nosso público. Esta queda da Localiza em volume de diárias é um movimento que tem a ver apenas com a decisão deles. E posso dizer que em outubro, os resultados não serão tão diferentes não", disse
Siderley Santos, presidente da Abracorp
Ele lembra que as TMCs ainda fazem um trabalho muito grande para os fornecedores de distribuição, com todos os seus custos, envolvendo capacitações e treinamentos. Logo, segundo Siderley, as TMCs têm que olhar para aqueles que são parceiros.
"Mas não podemos é entrar em litígio, muito pelo contrário. Poderíamos sentar para negociar os pontos, fazer algo que seja melhor para o mercado como um todo, para não termos impactos como este"
Siderley Santos, presidente da Abracorp
Em nota enviada ao Portal PANROTAS, a Localiza informa que "tem no segmento corporativo uma posição sólida e preza pela qualidade de atendimento, capilaridade de rede e qualidade da frota. Continuamos crescendo e investindo na melhoria contínua do setor. Um dos valores da nossa cultura é a paixão pelo cliente, por isso, ele está no centro de nossa estratégia de negócios".
Movida se aproximou e cresceu em share nas TMCs
Por outro lado, Siderley afirmou que a Movida se aproximou, discutiu melhorias e alinhou estratégias, o que está refletido nos números de setembro. Isso envolve preços, receitas e acordos.
"A Movida vem crescendo dentro da Abracorp. E a gente está falando isso quando verificamos a concorrência entre duas lojas localizadas em um mesmo mercado, por exemplo. Precisamos padronizar a comparação de atuação do mercado para chegarmos a estes resultados"
Siderley Santos, presidente da Abracorp